IGREJA CATÓLICA
Escolha do substituto de Francisco chega ao fim; mundo tem novo papa
Fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina anuncia fim do conclave no Vaticano
A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira, 8, e o badalar dos sinos anunciaram a escolha de um novo papa. O nome daquele que sucederá Francisco e que será 267° pontífice no cargo é o do americano Robert Francis Prevost.
O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estão isolados no Vaticano para que, por meio do voto, definam quem irá liderar a Igreja Católica pelos próximos anos.
A fumaça branca anuncia a escolha do sumo pontífice. Na sequência, é apresentado o escolhido na varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e proclamada a frase “Habemus Papam” (“Temos um papa”), para que se cumpra a tradição.
O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia deste.
A identidade e nacionalidade do 267º papa ainda não foram reveladas. Nas próximas horas, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro e anunciará, com detalhes, o "Habemus Papam!" ('temos um papa', em latim).
Após o anúncio, o novo pontífice fará sua primeira aparição como líder da Igreja Católica. Na sequência, ele realizará a benção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo) aos fiéis.