MERCADO DE TRABALHO

Maceió lidera geração de empregos formais em Alagoas desde 2021

Capital responde por mais da metade das vagas com carteira assinada no estado
Por Assessoria 01/05/2025 - 12:20
A- A+
Assessoria
Desde 2021, mais de 60 mil carteiras de trabalho foram assinadas na capital alagoana
Desde 2021, mais de 60 mil carteiras de trabalho foram assinadas na capital alagoana

Maceió foi responsável por 55% dos empregos formais gerados em Alagoas nos últimos quatro anos, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Entre 2021 e 2025, mais de 60 mil carteiras de trabalho foram assinadas na capital.

O desempenho do setor de serviços, especialmente ligado ao turismo, responde por mais da metade dos postos de trabalho da cidade e tem impulsionado a recuperação do mercado de trabalho após os efeitos da pandemia.

Segundo a prefeitura de Maceió, o crescimento é resultado de investimentos em infraestrutura, desburocratização para abertura de empresas e atração de grandes grupos econômicos. Entre os negócios que se instalaram recentemente em Maceió estão o Grupo Mateus, Havan, Grand Jardim Shopping e LOG.

Segundo o ranking nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças do Governo Federal, Maceió está entre as 10 capitais que mais avançaram na simplificação de processos para abertura de empresas, com 492 atividades isentas de licenciamento.

Nos últimos quatro anos, a prefeitura afirma ter investido R$ 2,2 bilhões em obras estruturantes, incluindo projetos em bairros da parte alta e baixa da cidade. A expectativa é aplicar mais R$ 824 milhões em 2025, principalmente em infraestrutura.

A gestão também criou programas como o Emprega Jovem, Emprega Mulher, Emprega Delas e o Banco da Mulher Empreendedora, voltados ao incentivo ao empreendedorismo local. Em 2023, o Sine Maceió foi digitalizado, permitindo candidaturas a vagas diretamente pelo site da prefeitura.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato