SEGURANÇA PÚBLICA
Latrocínios caem em cinco estados do Nordeste em 2024; Alagoas lidera no NE
Entre os fatores apontados para a queda em Alagoas estão ações integradas das forças policiais
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 divulgados na última semana mostram queda nos latrocínios em Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco. Alagoas teve redução de 72,2%, ficando em 2º lugar no Brasil. Acre liderou a redução nacional com queda de 75,1%.
Enquanto isso, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 237,2% nos casos de latrocínio, e Ceará teve alta de 70,1%. Os números indicam que a violência segue como desafio em várias regiões do país.
No Nordeste, Paraíba teve recuo de 33,7%, Rio Grande do Norte de 28,3%, Piauí de 9,8% e Pernambuco de 9,6%. Em contrapartida, Sergipe, Maranhão e Bahia apresentaram altas, com destaque para o Ceará.
Entre os fatores apontados para a queda em Alagoas estão ações integradas das forças policiais, uso de tecnologia como câmeras e reconhecimento facial e programas sociais voltados para prevenção.
O latrocínio é definido como roubo seguido de morte pelo art. 157 do Código Penal. A pena varia de 20 a 30 anos. É crime hediondo, sem direito a fiança e com progressão de regime mais restrita.