honraria

Fátima Canuto recebe Comenda Ministra Marluce Caldas em solenidade na OAB

Homenagem concedida pela ABMCJ reconhece atuação da deputada em defesa do direito
Por Redação 22/01/2026 - 07:23
A- A+
Assessoria
Deputada Fátima Canuto recebe Comenda Ministra Marluce Caldas da ABMCJ
Deputada Fátima Canuto recebe Comenda Ministra Marluce Caldas da ABMCJ

A deputada estadual Fátima Canuto recebeu, nesta quarta-feira, 21, a Comenda Ministra Marluce Caldas, concedida pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). A solenidade foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). A honraria é destinada a personalidades que contribuem de forma relevante para o fortalecimento do direito, da justiça e da sociedade.

Advogada por formação, a parlamentar destacou a importância simbólica da comenda, que leva o nome da ministra Marluce Caldas, referência nacional no meio jurídico. Segundo Fátima Canuto, a homenagem representa o reconhecimento de trajetórias profissionais e da atuação de mulheres que ocupam espaços de poder e incentivam a ampliação da participação feminina no sistema de Justiça.

Durante o evento, a deputada também mencionou iniciativas legislativas de sua autoria relacionadas à valorização da advocacia e das mulheres na carreira jurídica. Entre elas, o projeto que reconhece a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica como entidade de utilidade pública do Estado de Alagoas.

Fátima Canuto destacou ainda a concessão da Medalha de Mérito Legislativo Deputada Lily Lages à presidente estadual da ABMCJ, dra. Josefa Amorim, e à presidente nacional da entidade, dra. Manoela Gonçalves. Esta última também será agraciada com o título de Cidadã Honorária de Alagoas.

A parlamentar ressaltou, por fim, a criação de legislações voltadas à valorização das mulheres do meio jurídico, como a instituição do Dia Estadual de Valorização da Mulher Advogada e do Dia Estadual de Valorização da Mulher de Carreira Jurídica, além de outras normas destinadas à promoção da inclusão e do reconhecimento profissional no estado.


Encontrou algum erro? Entre em contato