JUSTIÇA
Mudança no WhatsApp pode facilitar difusão de fake news eleitoral
A empresa anunciou novas funcionalidades à ferramenta que permite envio unidirecional a um número ilimitado de usuários
Por Redação
19/01/2024 - 08:22
© REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
O aprimoramento de recursos em canais no WhatsApp, divulgado nesta quarta-feira (17) pela plataforma, levanta preocupações entre especialistas consultados pela Folha, os quais afirmam que tais melhorias podem facilitar a propagação de desinformação durante as eleições de 2024.
A empresa anunciou novas funcionalidades para a ferramenta, possibilitando o envio unidirecional a um número ilimitado de usuários. Agora, os proprietários dos canais podem designar até 16 administradores e têm acesso a recursos adicionais, como mensagens de voz, enquetes e compartilhamento de cards no status, de maneira semelhante aos stories do Instagram.
Os canais com número ilimitado de membros foram introduzidos no Brasil em setembro de 2023. No entanto, os especialistas consultados pela reportagem expressam preocupações sobre a falta de clareza quanto aos mecanismos que a empresa pretende adotar para conter a propagação de notícias falsas e deepfakes, especialmente diante das novas capacidades disponíveis.
Pedro Gueiros, pesquisador de direito e tecnologia no ITS (Instituto Tecnologia e Sociedade) do Rio de Janeiro, destaca que o aprimoramento das funcionalidades traz benefícios significativos para a comunicação responsável, mas também ressalta que isso pode facilitar a disseminação de desinformação, especialmente durante o período eleitoral.
Publicidade