POLÍTICA

Lula compara ataques de Israel em Gaza com ações de Hitler

Presidente afirma que os palestinos são alvo de “genocídio” só visto antes quando “Hitler resolveu matar os judeus”
Por Redação 18/02/2024 - 10:20

ACESSIBILIDADE

PR/Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou neste domingo, 18, a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista. O chefe do Executivo voltou a dizer que os palestinos estão sendo alvo de um “genocídio” e disse que o Brasil vai defender na ONU (Organização das Nações Unidas) a criação de um Estado palestino. A informação é do Poder 360.

“É importante lembrar que, em 2010, o Brasil foi o 1º país a reconhecer o Estado palestino. É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou Lula a jornalistas em Adis Abeba, na Etiópia.

Segundo o site, Lula voltou a criticar os países que interromperam as doações para a UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo, na sigla em inglês). Em janeiro, mais de 10 nações, entre elas os Estados Unidos e a França, interromperam o envio de dinheiro depois que funcionários da organização foram acusados por Israel de ajudar o Hamas a atacar o país em 7 de outubro de 2023.

O presidente questionou se a morte de tantos palestinos é “pouco para mexer com o senso humanitário dos dirigentes políticos”. Lula disse: “Ou os dirigentes políticos mudam o seu comportamento com relação ao ser humano, ou o ser humano vai terminar mudando a classe política”.

O presidente disse questionar “o tamanho do coração solidário” e da “consciência política dessa gente” que não vê “que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio”. 


Encontrou algum erro? Entre em contato