ISRAEL

Entenda o que significa 'persona non grata', expressão usada por Israel sobre Lula

O ministro das Relações Exteriores de Israel declarou que o termo só será retirado se Lula pedir desculpas
Por Redação 19/02/2024 - 21:20
Atualização: 19/02/2024 - 21:29

ACESSIBILIDADE

PR/Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O governo de Israel declarou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma "persona non grata", depois do presidente comparar as ações de Israel em Gaza ao Holocausto. Este termo é usado nas relações internacionais para indicar que um representante estrangeiro não é mais bem-vindo, conforme o artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

De acordo com Tanguy Baghdadi, professor de Política Internacional e criador do podcast Petit Journal, o termo costuma ser usado para pessoas detratoras, que apresentam algum risco de hostilidade para um determinado país. Para reverter a situação, o professor indica que o Brasil maneje o discurso e afirme que a fala de Lula é mais sobre o excesso do exército israelense na Faixa de Gaza do que a política do governo de Israel como um todo. "Mas não acho que o governo brasileiro fará isso", diz Baghdadi.


Por que o presidente foi chamado de 'persona non grata'?
 

No final da semana, Lula classificou como "genocídio" e "chacina" a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas no início de outubro. Ele fez uma comparação entre a ação israelense e o extermínio de milhões de judeus pelos nazistas chefiados por Adolf Hitler no século passado. Nesta segunda-feira, 19, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou nas redes sociais que a comparação feita por Lula é um "grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto".


Encontrou algum erro? Entre em contato