TENTATIVA DE GOLPE
Rio Largo: PC cria comissão para investigar falsa carta de renúncia
Documento foi lido na Câmara Municipal pelo presidente da Casa, vereador Rogério Silva
A Polícia Civil instaurou uma comissão para investigar a possível falsificação das cartas de renúncia do prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves, e do vice, Peterson Henrique, atribuida a uma articulação comandada pelo ex-prefeito Gilberto Gonçalves.
Os documentos foram lidos na Câmara Municipal na terça-feira, 31, pelo presidente da Casa, vereador Rogério Silva (PP). O prefeito nega ter renunciado e afirma que as cartas são falsas.
"O objetivo da nossa investigação é verificar a falsidade das cartas de renúncia que foram apresentadas e lidas pelo presidente da Câmara de Vereadores daquele município", disse o delegado Igor Diego.
O delegado José Carlos afirmou que as diligências começaram na terça-feira, 31, e seguem nesta quarta-feira (1º). "Já realizamos diversas diligências na data de ontem. Hoje nós temos outras diligências a realizar e esperamos que nos próximos dias nós traguemos mais respostas a esse caso", declarou.
Após a sessão extraordinária da Câmara, Carlos Gonçalves divulgou um vídeo em suas redes sociais, reafirmando que segue no cargo. Eleito com 32.496 votos em 2024, o prefeito declarou que tomou medidas legais para contestar a leitura das cartas e classificou a ação dos vereadores como irregular.
"Não existe carta de renúncia com minha assinatura. É uma carta falsa, fruto de uma tentativa criminosa de golpe", afirmou Gonçalves no vídeo. Ele também declarou que continuará no cargo e que Rio Largo é "uma cidade do povo e de Deus".
Prefeito aciona a Justiça
O prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves, ingressou na Justiça para impedir seu afastamento após a Câmara Municipal anunciar, na segunda-feira, que ele teria renunciado ao cargo.
O mandado de segurança (Confira o documento na íntegra) foi protocolado na 1ª Vara Cível de Rio Largo sob o número 0700911-10.2025.8.02.0051 e tramita com prioridade. A ação busca anular a posse do presidente da Câmara, vereador Rogério Silva (PP), com base em um documento que o prefeito afirma ser falso.
Gilberto Gonçalves é exonerado
A exoneração de Gilberto Gonçalves do cargo de secretário Especial de Governofoi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira. Embora a medida tenha sido oficializada hoje, o prefeito Carlos Gonçalves adiantou a decisão em coletiva à imprensa na segunda-feira, 31.
Gilberto Gonçalves, ex-prefeito de Rio Largo, tem protagonizado embates com o sobrinho e atual prefeito. Na semana passada, os dois discutiram publicamente durante um evento em homenagem ao mês das mulheres. No momento do discurso, Gilberto Gonçalves dirigiu-se ao sobrinho e afirmou: "Quem colocou você aí fui eu".