XADREZ POLÍTICO

Tereza Nelma assume Secdef e avalia mudança de partido para disputa federal

Filiada ao PSD, ela avalia mudar de partido antes das eleições de 2026
Por Bruno Fernandes 14/04/2025 - 08:20
A- A+
Wilson Dias/Agência Brasil
Tereza Nelma assume cargo no Estado e avalia nova filiação partidária
Tereza Nelma assume cargo no Estado e avalia nova filiação partidária

A ex-deputada federal Tereza Nelma toma posse, nesta segunda-feira, 14, como secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Filiada ao PSD, ela avalia mudar de partido antes das eleições de 2026, quando pretende disputar vaga na Câmara dos Deputados.

A cerimônia de posse ocorrerá no Palácio República dos Palmares, com presença do governador Paulo Dantas. Nelma substituirá Arabella Mendonça, que estava à frente da pasta desde março de 2024.

A Secdef, que foi idealizada por Tereza Nelma, faz parte do primeiro escalão do governo e tem como foco ações para pessoas com deficiência e grupos vulneráveis em Alagoas.

A nova secretária deixou o Ministério da Pesca, onde era secretária nacional de Aquicultura desde março de 2023. Sua exoneração foi publicada na sexta-feira, 11, em portaria assinada pelo ministro Rui Costa.

Tereza afirmou ter aceitado o convite por já estar envolvida com a criação da Secdef e declarou manter o apoio ao governo estadual e ao presidente Lula.

Ela dialoga com lideranças do MDB e do PT, entre elas o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e o ministro Renan Filho, na tentativa de firmar uma nova filiação.

Caso opte pelo MDB, enfrentará disputa com Isnaldo Bulhões, Rafael Brito e Olavo Neto. Se migrar para o PT, poderá ter caminho mais aberto, dependendo da decisão de Paulão sobre disputar o Senado.

Natural de Arapiraca, Tereza Nelma tem 67 anos, é psicóloga formada pelo Cesmac e atuou como professora. Na Seduc, criou o Centro Wandete Gomes e implementou o Ensino Especial em Maceió.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato