indecisão

Tereza Nelma adia definição partidária para 2026

Ex-deputada federal aguarda cenário político e articulação da base de Paulo Dantas
Por Redação 22/04/2025 - 10:02
A- A+
Wilson Dias/Agência Brasil
Tereza Nelma avalia nova filiação partidária
Tereza Nelma avalia nova filiação partidária

A ex-deputada federal e ex-secretária de Aquicultura do Ministério da Pesca, Tereza Nelma, ainda não definiu por qual partido pretende disputar as eleições de 2026. Segundo aliados, ela se sente confortável na sigla atual e mantém boa relação com a cúpula nacional da legenda.

A avaliação do grupo político ligado à ex-parlamentar é que ainda é cedo para uma eventual troca de partido com vistas à disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. A estratégia considerada ideal, de acordo com interlocutores, é aguardar até o prazo final de filiação — seis meses antes do pleito — para tomar a decisão com base no cenário político local e nacional.

A escolha partidária deve levar em conta a formação das federações, as coligações permitidas e a projeção de quantas cadeiras cada legenda da base do governador Paulo Dantas poderá conquistar. Entre os partidos que compõem essa base estão MDB, PSD, PSB, PT, PV, PCdoB e Cidadania.

As articulações para distribuição dos nomes entre as siglas devem envolver lideranças como o senador Renan Calheiros (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), e o próprio governador Paulo Dantas. Tereza Nelma assumiu, há uma semana, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência. No mesmo dia, circularam especulações de que ela se filiaria ao MDB de Alagoas, o que não se concretizou até o momento.


Encontrou algum erro? Entre em contato