um salto maior
Arthur Lira descarta reeleição à Câmara e mira vaga no Senado em 2026
Ex-presidente da Câmara indica que sucessão no grupo aliado deve evitar racha
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista ao jornal O Globo que não pretende disputar novamente uma cadeira de deputado federal em 2026. Após quatro mandatos consecutivos, o alagoano disse que chegou a hora de “dar um salto”, mirando uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa.
Lira também comentou as especulações sobre uma eventual pulverização de candidaturas dentro do próprio grupo político, envolvendo Davi Davino Filho (PP) e Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil). O parlamentar afastou a hipótese de todos entrarem na disputa ao mesmo tempo.
“Davi Davino e Alfredo são aliados e não tem a possibilidade de sair Arthur, Davino e Alfredo (ao mesmo tempo para o Senado), nem tem espaço para isso”, declarou.
De outro lado, a eleição já tem a presença confirmada do senador Renan Calheiros (MDB), que deve buscar a reeleição. Com a sinalização de Lira, a expectativa é que a base governista alagoana alinhe os nomes sem rupturas internas, concentrando o embate nas urnas contra o grupo liderado por Renan.