sem impunidade

Renan Calheiros promete barrar projeto da anistia no Senado

Relatoria de Paulinho da Força tenta rebatizar proposta como “PL da Dosimetria”
Por Redação 02/10/2025 - 08:50
A- A+
ANDRESSA ANHOLETE/AGÊNCIA SENADO
Renan Calheiros
Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que o Senado Federal dará ao projeto de anistia o mesmo destino da chamada PEC da Blindagem, rejeitada e arquivada pela Casa. A proposta está sob relatoria do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que tenta suavizar o nome do texto, rebatizando-o de “PL da Dosimetria”.

Na prática, o projeto busca anular condenações já aplicadas — como a do ex-presidente Jair Bolsonaro — ou reduzir as penas impostas a golpistas condenados pelos atos de 8 de janeiro. 

Em entrevista ao UOL, Renan Calheiros acusou a Câmara de ter usado “chantagem” ao associar a votação da PEC da Blindagem e da anistia ao projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Para o senador, as duas matérias são “claramente inconstitucionais”.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também sinalizou resistência. Segundo ele, houve descumprimento de um acordo que previa a tramitação da proposta começar pelo Senado, dando mais protagonismo à Casa. Ainda assim, o texto já está em discussão na Câmara, onde bolsonaristas têm maior força e podem tentar aprovar uma versão mais favorável a seus interesses.


Encontrou algum erro? Entre em contato