decoro
Marcelo Victor repreende deputado por declaração sobre oposição na ALE
Presidente da Casa pediu que termo “abutre” usado por Ronaldo Medeiros não fosse registrado em ata.jpg)
O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Victor (MDB), interveio durante a sessão desta terça-feira, 21, para repreender o deputado Ronaldo Medeiros (PT), que havia utilizado o termo “oposição abutre” ao responder críticas feitas pelo deputado Cabo Bebeto (PL) à saúde pública estadual.
Em seu discurso, Medeiros afirmou que “tem a oposição abutre, que fica procurando o ruim, a carniça, para falar, porque não tem projetos nem proposições e vive de atacar um ponto ou outro”, em referência aos oposicionistas. A declaração ocorreu após Bebeto ironizar que o programa de maior destaque do governo seria o “Alagoas sem saúde”.
Marcelo Victor reagiu em plenário, classificando o termo como inadequado. “É imperioso que eu diga que a oposição não é abutre. Esse tipo de termo não pode ser usado na Assembleia. A oposição cumpre um papel fundamental. Em vários momentos contamos com a oposição para aprovar matérias de interesse do governo e do Estado. E quem não aceita crítica não pode ficar na política”, afirmou.
O presidente destacou ainda que a convivência entre governo e oposição tem sido democrática. “Fazer um discurso e combater a afirmação da oposição é legítimo, mas dizer que a oposição vive de desgraça não é correto”, disse, acrescentando que “para continuarmos com um cenário favorável ao desenvolvimento do Estado, é preciso respeitar e dialogar com a oposição”.
Ao final, Marcelo Victor determinou que a palavra “abutre” fosse retirada das notas taquigráficas e da ata da sessão.