ELEIÇÕES
JHC aposta na aprovação em Maceió para enfrentar clã Calheiros em 2026
Prefeito tem 80% de aprovação na capital e lidera disputa contra Renan Filho, segundo pesquisas
O prefeito de Maceió, JHC (PL), aposta na base eleitoral consolidada na capital para enfrentar o grupo político dos Calheiros na disputa pelo governo de Alagoas nas eleições de 2026. Com altos índices de aprovação e desempenho favorável nas pesquisas, o gestor tenta transformar o apoio local em força estadual.
A pesquisa do Instituto Falpe, realizada entre 9 e 13 de outubro, mostra que 80% da população da capital aprovam a gestão do prefeito JHC. O levantamento também indica que, em um cenário local, JHC teria 62,5% das intenções de voto para governador, contra 20% de Renan Filho (MDB), atual ministro dos Transportes.
O bom desempenho na capital é visto como o principal ativo político de JHC na disputa estadual. A capital representa aproximadamente 25,9% do eleitorado de Alagoas. O prefeito tem usado o discurso de transformação de Maceió como modelo para expandir sua imagem a outras regiões do estado.
Mesmo no cenário estadual, de acordo com pesquisa Data Trends, divulgada no dia 22 de outubro, JHC aparece com 45% das intenções de voto para o governo de Alagoas, contra 42% de Renan Filho. A diferença está dentro da margem de erro de 2,83 pontos percentuais. Em cenários sem JHC, Renan Filho lidera, mas com margem menor, o que reforça o peso do eleitorado maceioense no desempenho do prefeito.
MDB segue forte no interior
Apesar da vantagem na capital e região do Litoral do estado, o MDB partido de Renan Filho, ainda detém a maior base municipal de Alagoas. O partido comanda 37 das 102 prefeituras do estado. O PP, de Arthur Lira, administra 29. Juntos, os dois partidos controlam mais de 60% das prefeituras alagoanas.
O MDB, no entanto, não vence uma eleição para a prefeitura de Maceió desde 1985, o que reforça o domínio de JHC e de seus aliados na capital.
Arapiraca, ponto-chave na disputa
O segundo maior colégio eleitoral do estado, Arapiraca, deve ser um dos principais campos de batalha da eleição. O município é historicamente dividido entre os grupos de Renan Calheiros e Arthur Lira, aliado de JHC.
Durante as comemorações pelos 101 anos de Arapiraca, no dia 29 de outubro, Lira citou o prefeito Luciano Barbosa e relembrou a tentativa do MDB de impedir sua candidatura em 2020, em um recado indireto ao grupo dos Calheiros. O deputado afirmou ter atuado para garantir a participação de Luciano na disputa.
Em 2020, Luciano rompeu com o MDB ao manter sua candidatura e foi eleito prefeito pela terceira vez. Desde então, se aproximou de Lira e passou a integrar o grupo político ligado ao PP, apoiando Rodrigo Cunha para o governo e elegendo o filho, Daniel Barbosa, deputado federal pelo partido.



