Brasil estava partindo para o isolamento mundial no governo Bolsonaro, afirma ministro Silveira

O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, afirmou na manhã desta segunda-feira (7) que o Brasil estava caminhando para o isolamento no mundo durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em resposta à Sputnik durante conversa com a imprensa, Silveira declarou que o BRICS é extremamente importante para a discussão de transição energética e esta, uma vez, deve ser debatida de maneira global. Segundo ele, na antiga gestão, o Brasil estava se afastando das conversas mundiais.
"[O BRICS é] fundamental, inclusive, para poder articular financiamento para a transição energética através do Banco do BRICS. [...] O presidente Lula tem participado [de fóruns] internacionais porque no mundo globalizado não há como se partir para o isolamento, e é para onde estava partindo o governo anterior."
Sobre o preço da gasolina, Silveira comentou que o governo federal tem combatidos "más práticas comerciais" e que o Planalto deseja que as reduções feitas pela Petrobras cheguem até os consumidores.
"O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que na bomba de combustível cheguem as reduções feitas pela Petrobras. Nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória, esse é o papel do governo, para que a gente tenha, realmente, o resultado desse esforço."
Questionado sobre o investimento de R$ 70 bilhões da Vale em Carajás, no Pará, o ministro declarou que não é contra, mas que aportes como esse para a exploração de minerais devem seguir a legislação brasileira, classificada por ele como uma das "mais modernas e mais rigorosas do mundo".
"O que nós temos que buscar é o equilíbrio entre a atividade econômica fundamental para que a gente desenvolva o país com o mais rigoroso cumprimento da legislação ambiental."
Por Sputinik Brasil