POLÍTICA
Lei Delegada traz alterações na estrutura da prefeitura de Maceió
Norma foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Município
O prefeito JHC decretou, na segunda-feira, 7, a nova Lei Delegada nº 011/2025, que reorganiza a estrutura administrativa da Prefeitura de Maceió. A norma foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial e traz mudanças como a extinção de secretarias, criação de fundos municipais e serviços sociais autônomos.
As novidades integram uma nova fase da Reforma Administrativa municipal, amplia a competências de órgãos já existentes e regulamenta aspectos operacionais e financeiros do Poder Executivo.
Segundo a prefeitura, a nova legislação busca maior eficiência na gestão pública, descentralização de serviços e fortalecimento de políticas sociais.
Entre as principais mudanças, estão:
- - Instituição de Subprefeituras Regionais sob a estrutura da Secretaria de Governo, com atuação administrativa descentralizada nas regiões de Maceió.
- - Criação de serviços sociais autônomos como o Serviço Social Autônomo Maceió Educação e do Serviço Social Autônomo Maceió Turismo.
- - Criação do Fundo Municipal Minha Casa Massa, para financiar ações do programa “Minha Casa é Massa” e outras iniciativas habitacionais.
- - Criação do Serviço Voluntário não Remunerado no âmbito da prefeitura, a ser regulamentado por decreto.
- - Atualização de normas sobre servidores públicos, como carga horária e gratificações para agentes da infância e juventude.
- - Revogação de leis delegadas anteriores, consolidando as novas diretrizes.