colunista

Roberto Baia

Roberto Baia é formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Pegos de surpresa

14/04/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE


Na última semana, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques, filiou-se ao PSDB e confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura da cidade Santana do Ipanema. A notícia da pré-candidatura do ex-desembargador pegou todos de surpresa no Sertão alagoano, porque Malta era um antigo aliado do saudoso Isnaldo Bulhões, pai da atual prefeita do município, Cristiane Bulhões, que está finalizando o seu segundo mandato e pretende lançar um sucessor este ano - que não é o ex-magistrado.

Antiga relação


De acordo com informações, a intenção de ser candidato pode sepultar a antiga relação entre as famílias, já que dificilmente os Bulhões irão desistir de lançar um nome. Vale ressaltar que a prefeita pretende apoiar o primo Eduardo Bulhões, para a sucessão - com apoio do presidente da câmara Moacir Júnior, que possivelmente deve ser o vice.

Suposto acordo


A interlocutores, Malta Marques afirma que seu desejo de ser prefeito de Santana do Ipanema atende a um acordo apalavrado entre ele e o pai da prefeita, Isnaldo Bulhões, quando ele ainda era prefeito da cidade. No entanto, ninguém na família Bulhões admite ter ouvido a conversa.

Permanece internada


Continua internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Emergência do Agreste, a ex-companheira do cabo Moisés, que foi atingida por disparos de arma de fogo na tarde da última sexta-feira, 5. De acordo com informações divulgadas pelos familiares, a vítima passou por cirurgia e precisou de transfusões de sangue. Mas, de acordo com eles, a mulher está reagindo bem e a expectativa é de que em breve ela deixe a UTI.

Estavam separados


Ainda de acordo com informações, a mulher e o policial militar Moisés da Silva Santos já estavam separados e estavam resolvendo na justiça como ficaria dividido o imóvel em que eles moraram no período em que ficaram juntos. A vítima já havia obtido uma medida protetiva na Justiça contra o ex-companheiro e, conforme parentes, recebia com frequência visitas da Patrulha Maria da Penha.

Transporte escolar


Depois da ação civil pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, em 2022, em desfavor do município de Porto Calvo por conta de inconformidades no transporte escolar, o Poder Judiciário determinou que a Prefeitura regularize, dentro de 15 dias, o serviço ofertado aos alunos da rede pública de ensino. Para além disso, o Executivo também deverá informar, com base na Lei de Acesso à Informação, todos os detalhes a respeito da frota utilizada e dos motoristas que fazem esse tipo de transporte. A ação é fruto do projeto Transporte Legal, idealizado pelo MPAL.

Irregularidades


A ACP foi proposta pelo promotor de Justiça Paulo Barbosa de Almeida Filho, titular da 1ª Promotoria de Justiça daquela comarca, e pelo promotor de Justiça Lucas Sachsida, coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público. A petição foi ajuizada após constatação de algumas irregularidades no transporte escolar realizado pela Prefeitura de Porto Calvo, a exemplo de falta de documentos que comprovassem a realização das inspeções semestrais nos veículos, serviço obrigatório à circulação dos ônibus, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Desistiu das eleições


O vereador por Arapiraca, Márcio Marques (Republicanos), desistiu de disputar as eleições municipais deste ano. De acordo com informações, o motivo seria porque ele não encontrou uma sigla partidária compatível no seu projeto de reeleição. O vereador foi eleito em duas legislaturas e já ocupou a presidência da Mesa Diretora do Legislativo de Arapiraca.

Apoio político


Conforme as informações da sua assessoria, Márcio Marques vai apoiar a pré-candidatura a vereador do seu primo, o ex-vereador Jairo Barros, que também, quando vereador, ocupou a presidência do Legislativo de Arapiraca. Vale ressaltar que dos 19 vereadores arapiraquenses, Márcio Marques é o único que não vai para a reeleição do próximo pleito.

Feira Grande


O município de Feira Grande comemora, no próximo dia 25, seu aniversário de 70 anos de Emancipação Política e para isso, a gestão do prefeito Flávio do Chico da Granja realizará a entrega de várias obras e novos investimentos em prol da população feiragrandense. Para comemorar o grande dia, o gestor municipal usou as redes sociais para divulgar uma vasta programação com artistas de renome nacional.banner

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato