colunista

Roberto Baia

Roberto Baia é formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Centenário de Arapiraca

02/06/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE


Com proposta do deputado estadual Ricardo Nezinho, a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) homenageou o Centenário de Arapiraca com uma sessão itinerante nesta sexta-feira, 31. A data da assinatura da emancipação ocorreu em maio de 1924 e a celebração popular no dia 30 de outubro do mesmo ano. Foi o projeto de resolução nº 107/2024, de autoria do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), que determinou a realização da sessão itinerante em comemoração ao Centenário de Emancipação Política de Arapiraca.

Desenvolvimento


De acordo com o parlamentar, Arapiraca acelera o desenvolvimento e progresso de todos os municípios de Alagoas. “Em 2024 a Capital do Agreste alagoano alcança 100 anos de formalização da independência de Limoeiro de Anadia, processo liderado pelo major Esperidião Rodrigues da Silva. Arapiraca é a locomotiva que puxa o progresso das cidades vizinhas e acelera o desenvolvimento de todo Estado de Alagoas”, justificou o deputado Ricardo Nezinho, autor do projeto.

Operação Paralelogramo


Na manhã da última terça-feira, 28, aconteceu na cidade de São José da Laje, a 2ª fase da Operação Paralelogramo. Desta vez, o alvo da operação foi o vereador Ricardo Claudino de Oliveira (MDB). Conforme informações, agentes da PF foram até a residência do vereador e, logo após, o levaram em uma viatura até um depósito de construção, do qual ele é dono, onde tiveram acesso a diversos documentos.

Foi preso


Ainda de acordo com a PF, o vereador foi detido e conduzido pelos agentes até a sede da Polícia Federal em Maceió, localizada no bairro do Jaraguá. A prisão ocorreu por posse ilegal de arma de fogo. A polícia divulgou, também, imagens onde é possível ver notas de dinheiro e anotações em um papel. A investigação tem o objetivo de identificar os reais destinatários de minerais extraídos ilegalmente de uma pedreira clandestina, situada no interior da terra indígena Wassu-Cocal, em Joaquim Gomes.

Lançou o filho


Em um vídeo divulgado nas redes sociais esta semana, a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Professora Graça, lançou a pré-candidatura do filho, o policial civil Ramon Izidoro a vereador. Graça foi vereadora por três mandatos, e em 2020 preferiu ficar de fora das eleições, por figurar no ‘chapão da morte’ montado pelo ex-prefeito Rogério Teófilo no PSDB.

Busca apoio


O filho, assim como a ex-parlamentar, são filiados ao PSB. O partido tem hoje quatro vereadores, mas ainda assim foi escolhido a dedo – por ser uma opção que envolve menos ‘nomes fortes’ e onde as chances são melhores. Em 2012 e 2016, a professora conseguiu eleger-se com votação em torno de 2.800 votos e nestas eleições busca conseguir o apoio do eleitor arapiraquense para eleger Ramon.

Eleições em Junqueiro


Com a aproximação das eleições de outubro próximo, os nomes para concorrer a uma vaga no Executivo vão sendo confirmados. É o caso do ex-prefeito de Teotônio Vilela por três mandatos e atual superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira. No início dessa semana, durante uma entrevista a uma emissora de rádio local, Joãozinho assegurou que não abre mão da sua pré-candidatura na cidade de Junqueiro.

Deixará o cargo


Joãozinho afirmou que deve deixar o cargo de superintendente da Codevasf até o final do mês. “Estive em Junqueiro inúmeras vezes nos últimos meses, levando obras para localidades onde a atual gestão não conseguia atender a demanda. O que é mais grave: temos uma falta de água crônica na cidade. Estamos ouvindo o clamor do povo. Por esse motivo, vou deixar a Codevasf após três anos e sou pré-candidato, sim, a prefeito”, disse.

Disputa acirrada


A disputa eleitoral será entre Joãozinho e o atual prefeito, Leandro Silva (MDB), eleito em 2020 numa disputa com o ex-prefeito Carlos Augusto (PP). A disputa na cidade conhecida como ‘terra da Paixão’ promete ser acirrada, uma vez que Leandro levou a eleição há quatro anos por pouco mais de 1.300 votos.

Sem sessões


A Câmara Municipal de Arapiraca não vem cumprindo o Regimento Interno para a realização de duas sessões ordinárias por semana. De acordo com informações, os vereadores comparecem apenas para a sessão ordinária das terças-feiras. Na quinta-feira o Legislativo fica de portas fechadas. Conforme o regimento, as sessões devem ser realizadas a partir das 19h das terças e quintas-feiras.

Graves problemas


Os arapiraquenses estão reclamando das ausências dos parlamentares que têm o dever de votar pelas melhorias da cidade que tem enfrentando sérios e graves problemas a exemplo da constante falta de água e quedas de energia. Ainda de acordo com informação, o presidente da Mesa Diretora, vereador Sérgio do Sindicato, nem ao menos atende telefone.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato