colunista

Roberto Baia

Roberto Baia é formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas.

Conteúdo Opinativo

Está fora

16/06/2024 - 06:00

ACESSIBILIDADE


Após análise de um processo de “captação ilícita de sufrágio”, iniciado na campanha eleitoral de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu na tarde da última segunda-feira, 10, que o pré-candidato a prefeito Padre Eraldo não poderá mais disputar as eleições de outubro próximo. De acordo com a decisão, Padre Eraldo foi considerado inelegível por oito anos.

Inelegível


Segundo o processo, durante a campanha de 2020, duas pessoas foram detidas com materiais de campanha e uma quantia em dinheiro. Na época, a dupla confessou que o dinheiro seria para compra de votos em favor de Padre Eraldo e alguns candidatos a vereador.

Possível compra de votos


A defesa alega que Eraldo, embora beneficiário indireto da transação que teria sido realizada por um vereador, não tinha conhecimento da “compra de votos”, argumentos que foram aceitos em primeira instância. Além de Padre Eraldo, foi considerado inelegível o pré-candidato a vereador Eraldo Alves de Souza, o ‘Lau da Barragem’, que também não poderá sair candidato este ano e foi cassado o diploma do vereador Geraldo Xavier. A decisão foi unânime.

Diversas denúncias


Em Limoeiro de Anadia, os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, Sidney Vieira e Marcelo Rodrigues, respectivamente, denunciaram uma série de irregularidades da Prefeitura. Dentre as denúncias feitas pelos pré-candidatos, em entrevista a um veículo de comunicação local, estão casos de cabide de emprego e necessidade de apadrinhamento político ou troca de favores para que a população tenha acesso a direitos básicos.

Ex-secretário


Durante a entrevista, o pré-candidato a vice-prefeito Marcelo Rodrigues disse que, quando era secretário de Agricultura de Limoeiro, trabalhava em prol de toda população, assim como fez durante o período em que foi prefeito. “A gente ouve reclamações de pessoas que produziram no município, mas que não foram vistos pela secretaria para comprar. Vender para o governo, para o município é muito mais rentável. Você tira dali o atravessador e vai comercializar por um preço justo”, disse Marcelo.

‘Cabide de emprego’


O pré-candidato a prefeito Sidney Vieira também já foi secretário municipal de Limoeiro de Anadia, quando foi responsável pela Secretaria de Educação. “Hoje, o prefeito utiliza a Educação como cabide de emprego, tentando uma troca de favores. E o que acontece, o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) que foi feito lá na minha época, muito favorável àquele que faz a educação, foi modificado pela gestão dele logo depois. Com certeza foi modificado para pior, em prejuízo dos profissionais. E ele não paga o que deveria pagar”, afirmou Sidney Vieira.

Em Brasília


Na última quarta-feira, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhado do deputado federal Daniel Barbosa, recebeu o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. O evento é promovido pela Fundação Abrinq e foi realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A Fundação Abrinq anunciou os nomes dos gestores municipais para a entrega do Prêmio Prefeito Amigo da Criança referente à gestão 2021-2024. Vale ressaltar que essa é a segunda vez que o prefeito Luciano Barbosa recebe o prêmio. A primeira foi no ano de 2012.

Reconhecimento


O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 e é pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país para o reconhecimento das ações e políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesta sétima edição, correspondente à gestão 2021-2024, o reconhecimento foi concedido a 100 prefeitos brasileiros que avançaram significativamente nas políticas e nos indicadores relacionados à infância e adolescência em seus municípios.

Concurso público


Um concurso público será realizado neste ano para preencher 127 vagas para professores e 82 vagas para técnicos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A previsão é de que o edital seja lançado no dia 23 de junho, segundo o governador Paulo Dantas (MDB). Detalhes como salário, carga horária e nível de escolaridade exigido serão publicados no edital.

Cursos de graduação


O Governo de Alagoas também anunciou a construção de três novos prédios da Universidade em Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. A Uneal oferta cursos de graduação e pós-graduação. Os campi ficam nas cidades de Arapiraca, onde também está sediada a Reitoria, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato