Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Luciano Barbosa: confortável em meio a briga

06/10/2020 - 08:57
Atualização: 06/10/2020 - 10:07

ACESSIBILIDADE

Divulgação
O vice-governador Luciano Barbosa
O vice-governador Luciano Barbosa

A situação política e pessoal do vice-governador de Alagoas e candidato a Prefeito de Arapiraca pela terceira vez, nas eleições de novembro vindouro, Luciano Barbosa, é de um certo conforto diante da briga travada com os Calheiros, desde quando decidiu lançar sua candidatura, contrariando a vontade e o projeto político do Governador Renan Filho (MDB). 

Renan Filho queria que Barbosa permanecesse como vice-governador, para assumir a chefia do Poder Executivo Estadual quando este eventualmente renunciasse ao mandato, para se lançar candidato ao Senado Federal, nas eleições de 2022. Neste projeto político de Renan, para Luciano estava reservado apenas a governadoria do Estado durante um período de cerca de seis meses devendo, após esse período, ficar sem mandato, visto que o compromisso dos Calheiros é apoiar o prefeito Rui Palmeira para o Governo do Estado. 

Rebelando-se contra esse projeto, Barbosa lançou-se candidato a prefeito de Arapiraca e desde a data em que foi realizada a convenço partidária que homologou seu nome, os Renan, pai e filho, tentam, a todo custo e até o momento sem sucesso, tornar inelegível o seu velho e até então fiel e indispensável aliado político. A retaliação dos Calheiros a Luciano Barbosa tem sido implacável, vai desde o ato administrativo de anulação da convenção que homologou seu nome, à dissolução do Diretório do MDB de Arapiraca, exoneração dos servidores indicados por ele, cooptação de políticos arapiraquenses para serem seus inimigos, além da ameaça de apoio a candidatos de outros partidos políticos. 

Ocorre que essa estratégia usada pelos Calheiros não tem surtido o efeito por eles desejado e, ao contrário, Barbosa tem sido recebido nos bairros, vilas e povoados de Arapiraca com muito entusiasmo, sendo considerado pelos populares uma vítima da ira dos Renan, por tê-los desobedecido. O fato é que, caso os Calheiros queiram uma punição imediata para Luciano, têm que o derrotar nas urnas, pois somente assim conseguirão abalar a boa reputação ostentada neste seu momento político. Caso a derrota de Barbosa seja no “tapetão” o seu grau de vitimização diante dos seus algozes será potencializado e, nessa condição, Barbosa poderá causar um estrago ainda maior no projeto político futuro do Governador Renanzinho.

CASAL: Serviço ruim e caro 

A má prestação de serviço da CASAL ao povo arapiraquense é histórica e data de décadas. Mas, em que pese o serviço ruim prestado, as suas faturas são sempre crescentes chegando a exorbitância, enfiando a mão no bolso do contribuinte sem que as autoridades que se dizem defensoras do consumidor, nada façam. Como se isso não bastasse, o consumidor não consegue tirar segunda via da sua conta no Portal da Casal, que na verdade parece ter sito feito com o propósito de impedir o acesso do consumidor. 

HELOÍSA HELENA: De ganso para pato 

Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho, sertaneja de Pão de Açúcar , enfermeira e professora, teve como primeiro mandato a Vice Prefeitura de Maceió, em seguida foi eleita Deputada Estadual, elegendo-se em 1998, Senadora por Alagoas, pelo PT. Em 2006, já no PSOL, foi candidata à Presidência da República, perdendo a eleição, mas obtendo 6.575.393 votos (6,85% dos válidos). Em 2008 foi eleita vereadora de Maceió, descendo assim de Ganso para pato e agora, no pleito de 15 de novembro vindouro, tenta se eleger vereadora por Maceió. Heloisa iniciou sua carreira política no PT, foi expulsa e fundou o PSOL, deixando este partido para se filiar, em 2015, à REDE, partido pelo qual disputa uma das vagas na Câmara Municipal da capital de Alagoas. É um bom voto. 

GILVÂNIA BARROS: Campanha em ascensão 

A briga entre os Calheiros e o vice-governador Luciano Barbosa, ainda no MDB, tem beneficiado aos outros candidatos a prefeito de Arapiraca, notadamente a candidata Gilvânia Barros (Solidariedade), cuja campanha política tem crescido bastante nos últimos dias. Outros candidatos que também estão faturando com a pendenga dos emedebistas são Tarciso Freire (Progressista) e a Prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), que busca sua reeleição. 

SMTT ARAPIRACA: Mau exemplo 

O atual Superintendente da SMTT de Arapiraca deve, urgentemente, reunir os seus comandados para orienta-los a não estacionar as viaturas do órgão em locais proibidos, principalmente, nos locais destinados aos portadores de necessidades especiais e idosos. Vejam esta foto que registra a viatura da SMTT de Arapiraca estacionada na loja Carajás. 

CANAFÍSTULA: Rua Lúcio Vital 

Moradores do bairro de Canafístula e motoristas que trafegam com frequência pela Rua Lucio Vital, um dos principais acessos àquele Bairro, agradecem a Prefeita Fabiana Pessoa pela reparação que foi feita naquela rua de barro batido. Certamente, que o agradecimento será bem maior se a prefeita mandar pavimentar aqueles cerca de 300 metros daquela via pública que ficado quase intransitável durante o inverno. 

CENTRO DE ARAPIRACA: Esgoto a céu aberto

Todo o centro da cidade de Arapiraca, anotando-se como exemplo a Rua São Francisco, Duque de Caxias, Paula Magalhães, entre tantas outras ruas e avenidas, está transformado num verdadeiro esgoto a céu aberto, cujas aguas servidas das residências e estabelecimentos comerciais são jogadas na rua expondo ao perigo a saúde da população. É um problema antigo que precisa ser solucionado. 

ELEIÇÕES: Prefeitos, vereadores e vice-prefeitos

Os eleitores dos 5.570 municípios brasileiros irão às urnas no pleito dia 15 de novembro vindouro para elegerem novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em Alagoas, o eleitorado elegerá 102 prefeitos e vice-prefeitos e os vereadores para os 102 municípios alagoanos.

banner

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato