Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Luciano o sonhado objeto de desejo dos políticos alagoanos para 2022

14/04/2021 - 18:29
Atualização: 14/04/2021 - 19:10

ACESSIBILIDADE

Arquivo
Prefeito Luciano Barbosa, o sonhado objeto de desejo dos grupos politicos de Alagoas para as eleições de 2022.
Prefeito Luciano Barbosa, o sonhado objeto de desejo dos grupos politicos de Alagoas para as eleições de 2022.

Com um capital eleitoral de 59.249 votos recebidos para prefeito de Arapiraca, no pleito de 15 de novembro do ano passado, Luciano Barbosa, que garantiu sua eleição contra o governador Renan Filho (MDB), obtendo 54,56 % dos votos validos, apurados na eleição de 2020, é, na atualidade, o sonhado objeto de desejo dos grupos políticos de Alagoas, para as eleições de 2022.

Barbosa, que era vice-governador de Renan e membro importante do seu partido político, o MDB, foi humilhado, processado e expulso do partido pelos Calheiros tendo conseguido, na Justiça e nas urnas, a vitória contra esses caciques do MDB de Alagoas, obrigando-os a fazer um acordo político com Barbosa, devolvendo-lhe a sigla e o comando do partido, no município de Arapiraca.

Com o rompimento da amizade com os Calheiros, em especial com o Renan pai, Barbosa abriu as portas da prefeitura de Arapiraca para políticos de todas as correntes, recebendo em seu gabinete os principais adversários do Governador e do seu pai, Senador, como foi o caso do Deputado Arthur Lira (PP) e do Senador Fernando Collor (PROS), que além das visitas institucionais feitas, trouxeram recursos para Arapiraca.

O fato posto é que, com a amizade pessoal arranhada, a parceria política desfeita e a confiança elevada a zero, tanto Barbosa, quanto Renan Filho procuram novos aliados para o pleito eleitoral de 2022, sendo que o prefeito de Arapiraca é tido pelo grupo dos Calheiros e pelos demais grupos políticos como o sonhado objeto de desejo, para a viabilização do projeto político e cada um desses grupos.

Por sua vez, Renan, o governador, ciente do grande prejuízo que teve em relação ao eleitorado arapiraquense, com sua briga com Barbosa, já se aliou ao grupo político do Deputado Severino Pessoa (REPUBLICANOS), seu principal adversário político e quanto a Barbosa, o mesmo permanece silente, em relação as eleições do ano vindouro, mas, mostra-se bem aproximado de Arthur Lira e Fernando Collor, dando ligeira demonstração de que seu objetivo para o pleito de 22, é eleger o filho Daniel Barbosa, para a Câmara Federal.

NOTAS:

ARAPIRACA: cercadinho higiênico e moderno

A feirinha de frutas e verduras que funciona na frente ao mercado público municipal de Arapiraca, popular e carinhosamente chamada de “cercadinho”, recebeu bancas novas, modernas e coloridas e foi transformada num ambiente amplo, arejado, coberto e higiênico. O “cercadinho” do Mercado Público é hoje um ambiente agradável para comerciantes e consumidores, o que tem garantido muitos elogios ao Prefeito Luciano Barbosa, visto que há muitos anos aquele ambiente reclamava melhorias, principalmente em relação à salubridade.

OUVIDORIA: ferramenta para elaboração de políticas publicas

A criação das ouvidorias nos órgãos públicos brasileiros foi uma excelente ideia que, em muitos casos não tem sendo utilizada ou bem utilizada. A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e órgão público, meio pelo qual este pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. É a ligação entre o cidadão e a administração pública.
Em Arapiraca não se tem notícia de que se tenha OUVIDORIA funcionando. Daí a sugestão para que o Prefeito Luciano Barbosa instale uma ouvidoria dotada de boa estrutura para que sirva como um canal de atendimento aos arapiraquenses e seja utilizada como ferramenta para a elaboração de importantes políticas públicas, com a participação direta do povo.

IPTU ARAPIRACA: imposto majorado e desconto reduzido

Neste momento de pandemia, quando quase todas as atividades econômicas estão paralisadas ou funcionando parcialmente, o secretário de Finanças de Arapiraca resolveu demonstrar sua “eficiência” fiscal de uma forma cruel para com o contribuinte arapiraquense. Ele aumentou o valor do IPTU-Imposto Predial e Territorial Urbano e, não satisfeito, reduziu de 50% para 30% o desconto dado para pagamento desse imposto, no dia da sua cobrança.
Entende-se oportuna a intervenção do Prefeito Luciano Barbosa (MDB), para determinar uma revisão no aumento do imposto e no desconto, eliminando assim essa crueldade fiscal.


FABIANA PESSOA: primeiro escalão do Governo Renan

Buscando reaproximar-se do eleitorado arapiraquense, o Governador Renan Filho (MDB), fechou acordo político com o Deputado Federal Severino Pessoal (REPUBLICANOS), visando as eleições de 2022. Como parte do acordo firmado o Governador empossou à ex-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa, no comando da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em solenidade simples ocorrida na manhã de terça feira, dia 13/04, no palácio do Governo de Estado.

ROUBOS: insegurança pública na região

Os roubos e assaltos na região do Agreste de Alagoas estão ocorrendo em nível insuportável, o que reclama uma resposta urgente e objetiva da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Pessoas estão sendo assaltadas em plena luz do dia, no centro comercial de Arapiraca, registrando-se ainda invasões e roubos em estabelecimentos comerciais, ciclistas rendidos, amarrados e roubados, e várias invasões de domicílios, durante a noite. Estes fatos vêm aterrorizando aos moradores da cidade e do interior da região agrestina.
A insegurança é evidente e os ladrões, sem medo do policiamento, têm atuado livremente tanto na cidade como na zona rural de Arapiraca e dos demais municípios circunvizinhos, o que leva a população a pedir efetiva uma providencia ao governador Renan Filho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato