Foi repórter e diretor geral da Radio Novo Nordeste de Arapiraca e titular da Comarca de Piranhas, na condição de Juiz de Direito.

Conteúdo Opinativo

Governador Renan deverá tomar vaga de Collor no Senado

21/04/2021 - 10:52
Atualização: 21/04/2021 - 11:49

ACESSIBILIDADE

Arquivo
Renan Filho quer o lugar de Collor no Senado
Renan Filho quer o lugar de Collor no Senado

O Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), segue obstinadamente em intensa campanha eleitoral de olho na eleição de 2022, quando pretende tomar a cadeira ocupada por Fernando Collor de Mello (PROS), no Senado Federal, passando a formar dobradinha com seu pai naquela casa, Senador Renan Calheiros (MDB), que detém mandato até 2027.

Até o momento, Calheiros Filho tem apenas como adversário direto nessa corrida ao Senado, o Senador Fernando Collor. Ambos estão em plena campanha eleitoral sendo que as ações políticas do Governador são mais agressivas, com entregas de obras construídas pelo seu governo e anuncio de duplicações de rodovias, construções de hospitais, ajuda financeira aos municípios, cujos prefeitos são seus aliados políticos, dentre outros presentes que quase a unanimidade dos políticos gosta muito.

A campanha eleitoral de Collor de Mello é de certa forma acanhada, visto que o Senador não tem muito o que apresentar, em termos de realizações pessoais usando o seu mandato, em benefício de Alagoas, já que durante os seus sete anos como Senador da República (Período 2015-2023) nenhuma ação sua de grande destaque foi registrada, restando-lhe, pois, visitar os municípios alagoanos, usando a sua condição de Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado para, com isso, tentar conquistar aliados que lhes garantam uma boa votação no pleito de 2022.

Para Calheiros, sua dificuldade maior está concentrada na sua desincompatibilização do cargo de Governador, já que, com a renúncia de Luciano Barbosa à vice-governadoria de Alagoas, para assumir a Prefeitura de Arapiraca, seu substituto na chefia do Governo do Estado poderá ser um adversário político seu, aliado do Deputado Federal Arthur Lira (PP), Presidente da Câmara dos Deputados, saído da Assembleia Legislativa alagoana.

NOTAS:

CULTURA: Secretaria reorganiza Conselho
A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, lançou Edital de convocação da sociedade civil, com a finalidade de preencher sete vagas no Conselho Municipal de Política Cultural.
A iniciativa do Secretário Wellington Magalhães está sendo elogiada por integrantes de todos os setores culturais arapiraquenses, visto que além de promover a reorganização do Conselho de Política Cultural, o faz de forma democrática e moderna, através de eleição virtual que acontecerá de 25 a 31 de maio vindouro. As inscrições estão abertas desde o dia 12 de abril, devendo se encerrarem no dia 26.

OUVIDORIA: ferramenta para elaboração de políticas publicas

A criação das ouvidorias nos órgãos públicos brasileiros foi uma excelente ideia que, em muitos casos não vem sendo utilizada. A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o órgão público, meio pelo qual este pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. É a ligação entre o cidadão e a administração pública.
Em Arapiraca não se tem notícia de que se tenha OUVIDORIA funcionando. Daí a sugestão para que se instale na estrutura da Administração Municipal uma ouvidoria dotada de uma boa estrutura para que sirva como um eficiente canal de atendimento aos arapiraquenses e seja utilizada como ferramenta colhedora de dados para a elaboração de políticas públicas, com a participação direta do povo.

MASCARA: uso obrigatório em Alagoas
O Governador Renan Filho sancionou, no dia 19/04/2021, a Lei Nº 8.407/2021 que torna obrigatório o uso de máscara nas Vias públicas; Parques, praças e praias; Pontos de ônibus, terminais de transporte coletivo, rodoviárias, portos e aeroportos; Veículos de transporte coletivo, de táxi e transporte por aplicativos; Repartições públicas; Estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, empresas prestadoras de serviços e quaisquer estabelecimentos congêneres; Outros locais em que possa haver aglomeração de pessoas. Esta lei terá validade enquanto estiver em vigor a Situação de Emergência, prevista pelo Decreto Estadual nº 69.541.
A pena prevista para quem descumprir a Lei é advertência num primeiro momento e, em caso de reincidência, multa inclusive para as empresas cujos empregados não estejam fazendo uso do equipamento. Autista ou outra pessoa qualquer portadora de deficiência que a impeça de fazer uso adequado da máscara e crianças com menos de 3 anos de idade, estão desobrigadas pela Lei, do uso do equipamento.

SERVIDOR PÚBLICO: Governador anuncia reposição salarial

O Governador Renan Filho anunciou na terça-feira, dia 20, que todos os servidos públicos do Estado receberão seus salários com um acréscimo de 4,52%, que correspondente à reposição salarial correspondente à inflação do ano passado. Renan, entretanto, não especificou se os servidores aposentados também serão beneficiados com a reposição anunciada, esperando-se, outrossim, que os servidores inativos estejam incluídos no rol dos beneficiados.

COVID -19: enfim, uma boa notícia
Em meio ao caos e ao clima de terror causado pelo coronavírus, insistentemente potencializados pela imprensa, quase que na sua totalidade, pode-se extrair uma boa e animadora notícia como esta divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde, dando conta de que em Alagoas já foram aplicadas 559.004 doses de vacinas contra a Covid-19.
Esses números foram divulgados pela SESAU, na segunda-feira, 19, esclarecendo a Secretaria que dessas 559.004 pessoas imunizadas, 414.697 receberam a primeira dose da vacina e as 114.307 restantes, receberam a segunda dose do imunizante.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA


Encontrou algum erro? Entre em contato