Câmara de Estudos Políticos recebe a deputada Jandira Feghali
A Vice-Governadoria de Alagoas realiza, nesta quinta-feira (8), mais uma edição da Câmara de Estudos Políticos esta semana. Desta vez, a médica e deputada federal Jandira Feghali vai debater com estudantes, professores, trabalhadores, políticos, filiados e profissionais liberais sobre a importância da Câmara de Estudos Políticos, criada pelo vice-governador Ronaldo Lessa. O evento será no auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Convenções, em Jaraguá, no piso superior, na Sala Ponta Verde, a partir das 9h30. A última edição reuniu centenas de pessoas com o ex-candidato à presidência, o advogado Ciro Gomes.
Em seu discurso na última edição, Lessa falou das riquezas do Brasil e afirmou que é preciso transformá-lo numa pátria mais justa. “Não se justifica a pobreza que a gente tem aqui. A riqueza desse país é enorme e estão aí meia dúzia controlando-a. É isso que a gente precisa discutir. Tem fórmula mágica? Não tem. Mas tem pessoas que já demonstraram durante sua vida toda que vale a pena ouvi-los”.
A coordenadora da Câmara, Luciana Santana, explica o objetivo do projeto. “A Câmara de Estudos Políticos foi pensada como um espaço de discussão política, um espaço de discussão com a academia mas especialmente com as pessoas que estão na base. Discutir com as lideranças da comunidade, discutir com lideranças dos movimentos sociais, lideranças partidárias, de forma pluripartidária, para que a gente possa efetivamente contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas”, detalhou.
De acordo com Flávio Dória, secretário de Gestão Interna da Vice-Governadoria, o projeto pode interferir positivamente em nossa realidade após os estudos realizados. “A Câmara é um espaço de discussão e reflexão sobre a conjuntura e desafios da política. A ideia é produzir um diagnóstico situacional objetivo e sintético sobre cada eixo temático: Democracia e Contemporaneidade, Desenvolvimento Social e Política e Juventude”, destacou. A Câmara dispõe de três subcoordenadores, especialistas nessas áreas.
A equipe da Câmara é composta por Luciana Santana como coordenadora. Ela é doutora em Ciência Política pela UFMG e Unicamp; Emerson Nascimento, doutorando em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas pela UFAL; João Batista de Menezes, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp; Cid Olival Feitosa, doutor em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp; e Guilherme Magalhães, cientista político.
Sobre Jandira Feghali
Jandira Feghali, médica e política brasileira, é uma figura de destaque no cenário político do Rio de Janeiro. Com oito mandatos como deputada federal, ela tem se dedicado à defesa da democracia, da cultura, da saúde e dos direitos das mulheres e minorias.
Carreira Sindical e Política
Jandira ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em 1981 e logo se tornou parte do Comitê Central do partido. Sua atuação no movimento sindical incluiu a presidência da Associação Nacional dos Médicos Residentes e a liderança do Sindicato dos Médicos no Rio de Janeiro. Em 1986, foi eleita deputada estadual constituinte no estado. Desde então, Jandira foi reeleita sucessivamente como deputada federal, consolidando sua influência no Congresso Nacional. Em 2006, ela também se candidatou ao Senado Federal.
Atuação parlamentar
Jandira presidiu a Comissão Especial do Ano da Mulher e a Subcomissão de Assistência Farmacêutica. Ela é autora da lei que garante a cirurgia reparadora de mama em casos de câncer através de planos e seguros de saúde. Além disso, relatou o projeto de lei que criou a Lei Maria da Penha, importante instrumento de combate à violência doméstica contra a mulher.
Seus projetos aprovados pela Câmara dos Deputados incluem a regionalização da programação artística, o fornecimento de bolsas de colostomia e a regulamentação da produção de matéria-prima para medicamentos.
Influência e vice-presidência
Jandira figura entre as parlamentares mais influentes do Congresso, segundo pesquisas. Atualmente, ocupa a vice-presidência do PCdoB Nacional. Sua trajetória é marcada por uma atuação incansável em prol dos direitos da população e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
relacionadas
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do EXTRA