Sururu: Arthur Lira perde mais uma para Renan Calheiros
O projeto de Arthur Lira de criar um Estado patrimonialista no Brasil começou a ruir com a entrada de Renan Calheiros em defesa de Rodrigo Pacheco, que Lira tentou dominar para subjugar o Senado. Resta ao deputado alagoano tentar cooptar a tropa bolsonarista para não morrer na praia.
Desde que perdeu o controle do famigerado orçamento secreto por decisão do STF, Lira luta para consolidar o Centrão, ampliar seus poderes, acuar o governo Lula e se apoderar o orçamento nacional. Mas a tentativa fracassou e os partidos que formariam uma federação com o PP, caíram fora, deixando Lira a ver navios.
Atormentado pela fome de poder, Arthur Lira esqueceu que a esperteza quando é demais acaba comendo o dono. E corre o risco de ser engolido pelo novo bloco formado por PSD, MDB, Podemos, PSC e Republicanos, maior que o Centrão.
Desde que foi derrotado pelos Calheiros nas últimas eleições majoritárias em Alagoas, Arthur ganhou alguns rounds em Brasília, mas foi nocauteado na luta contra Rodrigo Pacheco. A continuar na corrida insensata do poder pelo poder, Lira corre o risco de acabar no fundo mar, tal qual a lenda do rei ganancioso.
Leia mais na versão impressa do jornal Extra Alagoas, nas bancas.