Conteúdo Opinativo

Alfredo Gaspar está frustrado com atuação do Poder Legislativo

Por 11/11/2023 - 07:06

ACESSIBILIDADE

Ascom
O deputado federal Alfredo Gaspar
O deputado federal Alfredo Gaspar

O deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça Neto tem confidenciado a amigos sua desilusão com o parlamento brasileiro, sobretudo no quesito ético. Acostumado a denunciar e prender bandidos do colarinho branco, o ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas passou a conviver com um novo tipo de crime alimentado pelo Orçamento nacional.

Segundo Gaspar, com raras exceções, os deputados não estão preocupados com nada além das benditas emendas parlamentares. Na sua avaliação, todos só querem garantir sua parte no butim nacional, relegando ao segundo plano a discussão de qualquer projeto de interesse do País.

Eleito pelo partido União Brasil com apoio de Arthur Lira, chefe do Centrão, Alfredo Gaspar certamente já avaliou o terreno pantanoso por onde trafega. Mesmo decepcionado com o comportamento moral de seus pares, Gaspar ainda não deu sinais dos caminhos que definirão seu futuro político.

Ao trocar 25 anos de uma carreira bem-sucedida no Ministério Público Estadual pela política partidária, Gaspar sabia que sua decisão era um caminho sem volta. Conheceu a primeira derrota eleitoral ao disputar a prefeitura de Maceió contra JHC em 2020, pelo MDB dos Calheiros.

Sonhou com uma candidatura a governador nas eleições de 2022, mas sem o apoio de Renan Filho, Gaspar rompeu com a família Calheiros, aliou-se a Arthur Lira para disputar um mandato na Câmara Federal pelo partido União Brasil, obtendo uma vitória expressiva.

Nesse primeiro ano de mandato, tem feito algumas intervenções polêmicas questionando ações do Governo Lula e atos de seus ministros na área da segurança pública. Conquistou algum espaço na mídia, mas não conseguiu sair da condição de deputado do chamado baixo clero.

Agora, a dúvida atroz de seus 102 mil eleitores é saber que rumo Alfredo Gaspar dará à sua conduta política para não se tornar deputado de mandato único. Para quem passou parte da vida combatendo o crime organizado, não será nada fácil conviver com o submundo da politicagem que hoje governa o Brasil com alto grau de profissionalismo.


Encontrou algum erro? Entre em contato