Renan vence Lira na luta pelo controle político dos municípios
Na disputa pelo comando político das Prefeituras de Alagoas, Renan Calheiros deve ganhar de Arthur Lira, de goleada. É o que prevê o professor Marcelo Bastos ao analisar o desempenho das campanhas eleitorais nos 102 municípios do estado.
A análise das pesquisas de intenção de voto e o desempenho dos candidatos sinalizam para uma vitória do MDB em 62 municípios, enquanto o PP de Arthur Lira deve eleger apenas 25 prefeitos. O PL de Jair Bolsonaro ganha a capital, com JHC, e o PT de Lula deve eleger apenas um prefeito, o de Olho D’Água do Casado.
Consolidada essa previsão, o MDB dos Calheiros sai fortalecido das eleições municipais e se coloca como maior força política para a disputa majoritária de 2026. Da mesma forma, o PP sairá enfraquecido da disputa municipal e Arthur Lira perde força no seu projeto de se eleger senador em 2026.
Fortalecido por uma possível vitória em primeiro turno, o prefeito JHC se credencia como forte candidato a governador e deve disputar o cargo com o senador Renan Filho. As duas vagas de senador deverão ser disputadas por Arthur Lira, Renan Calheiros e outros candidatos menos cotados.
O resultado das urnas também deve influenciar as composições políticas para o embate majoritário de 2026 entre Renan, que lutará pela reeleição, e Lira que sonha em ser senador. Se sair chamuscado na disputa para eleger o sucessor na presidência da Câmara Federal, Lira dificilmente disputará o Senado.
Como são apenas previsões, há que se esperar o resultado das urnas para saber o tamanho e o poder de cada um dos dois principais caciques da política alagoana.