BALANÇOS FONANCEIROS
Braskem é a petroquímica com maior queda no lucro no primeiro semestre
Estudo realizado pelo Poder360 também abrangeu outras empresas do setor petroquímicoA Braskem enfrentou um significativo declínio nos lucros durante o primeiro semestre de 2023. De acordo com uma análise divulgada neste sábado, 26, conduzida pelo Poder360, que se baseou nos balanços financeiros das principais empresas do setor com ações listadas em bolsa, a Braskem sofreu a maior queda de lucratividade em comparação com outras petroquímicas.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, a Braskem testemunhou uma redução drástica de 126% em seu resultado líquido. Enquanto no primeiro semestre do ano anterior a empresa havia reportado um lucro de US$ 467 milhões, esse valor foi revertido para um prejuízo de US$ 121 milhões nos primeiros seis meses deste ano.
A receita da empresa também sofreu uma queda significativa, diminuindo em 29%.
A direção da Braskem atribuiu esses resultados desfavoráveis ao menor nível de consumo global, que foi influenciado pelas altas taxas de juros e pela pressão inflacionária. Esses fatores provocaram quedas nas vendas e nos preços internacionais, afetando diretamente a lucratividade da empresa.