EM Maceió
Saúde aponta redução de 87% dos casos de dengue em junho em relação a 2024
MS mostra que capital tinha 812 casos da doença e 1 óbito em investigação até o final do mês passado
O Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) aponta para uma redução de mais de 87% no número de casos confirmados de dengue na primeira quinzena do mês de junho em relação a igual período de 2024. A informação é importante e contraria as expectativas técnicas, já que o período de chuvas e temperaturas mais altas favorecem a proliferação do mosquito que transmite a doença, o Aedes aegypti.
A secretaria enfatiza que, por trás do número positivo estão o "trabalho de campo desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias no combate aos focos do mosquito e as estratégias realizadas em outras frentes de atuação, a exemplo das ações de educação em saúde que levam informação e ações efetivas não só ao usuário da unidade de saúde, mas também a outros públicos, como escolas e ambientes diferenciados de trabalho".
O painel de arboviroses do Ministério da Saúde mostra que a capital alagoana registra 812 casos prováveis de dengue este ano, até o dia 28 de junho, com 1 óbito em investigação. Alagoas aparece na ferramenta com 3.010 casos prováveis de dengue com 3 óbitos sendo investigados.
Com a incorporação da vacina contra à dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS), novas estratégias da SMS foram executadas para atender a essa demanda preventiva, segundo informa a secretaria. "Somando esforços ao Ministério da Saúde, a SMS inovou, realizando a campanha de vacinação contra a doença, voltada às crianças de 10 à 14 anos de idade, junto às escolas".
Na parceria do Programa de Saúde na Escola (PSE) com a Coordenação Técnica de Imunização do município, foram colocadas em prática durante todo o ano passado ações educativas e de intensificação de vacinas, de modo a conscientizar os estudantes da rede pública e garantir a imunização contra a doença nessa faixa etária.
A campanha - que promoveu buscas ativas nas escolas e levou os grupos de estudantes autorizados pelos pais para a aplicação do imunizante contra a dengue nas unidades de saúde próximas às escolas - resultou, entre julho e dezembro de 2024, num total de 3.039 doses da vacina aplicadas nos estudantes de 82 escolas da rede pública, segundo a SMS.
A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Maceió. O esquema vacinal, para crianças de 10 a 14 anos de idade, está dividido em duas doses, com a segunda dose sendo aplicada três meses (90 dias) após a primeira.