TRÂNSITO
Maceió ganha novas áreas de espera em semáforos para motociclistas
Motobox têm como objetivo melhorar a segurança viária e assim reduzir o número de acidentesA Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), iniciou a ampliação de espaços exclusivos para motocicletas em semáforos. Os Motobox, como são chamados, têm como objetivo melhorar a segurança viária e assim reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.
Foram instalados Motobox em vias das partes alta e baixa da cidade, como nos cruzamentos entre as ruas Dr. Abelardo Pontes Lima e Professor Graça Leite, na Gruta de Lourdes. A pintura também foi realizada no cruzamento com semáforo da Bomba do Gonzaga, no bairro Tabuleiro do Martins. A Avenida João Davino também recebeu a demarcação da área.
O espaço de espera já é utilizado em outras cidades do Brasil, como Piracicaba (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), Goiânia (GO) e Campinas (SP), por exemplo. “É uma medida para garantir mais segurança aos motociclistas”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
O titular do DMTT destaca que “os condutores de ciclomotores são parte sensível no trânsito, estão mais expostos e todas as ações que assegurem a integridade física deles e das pessoas que andam na garupa são válidas”, afirmou.
O plano de implantação de Motobox segue o cronograma de recuperação da sinalização viária de Maceió. Além dos novos pontos, o DMTT deve recuperar a pintura de espaços já existentes e que estão desgastados, como o localizado na Av. Fernandes Lima, no semáforo do cruzamento com a Rua Teresa de Azevedo, no Farol.
Motobox
Em 2020, a Lei 14.071, inseriu no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição de área de espera. Conforme a legislação, uma área é delimitada por duas linhas de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação de semáforos, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.
A intenção da marca é proporcionar mais segurança aos motociclistas e diminuir o conflito dos veículos com os automóveis. Além disso, diminuir o número de acidentes com motos, ciclistas e pedestres em cada cruzamento.