PORTARIA Nº 1.703

Governo federal reconhece situação de emergência em nove municípios alagoanos

Cidades poderão solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional
Por Bruno Fernandes 27/05/2022 - 15:53
Atualização: 27/05/2022 - 16:00
A- A+
Agência Alagoas
Sobrevoo feito pelo Grupamento Aéreo do Governo do Estado
Sobrevoo feito pelo Grupamento Aéreo do Governo do Estado

O governo federal reconheceu nesta sexta-feira, 27, a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das chuvas intensas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

O reconhecimento garante aos municípios solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações como restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Os municípios em questão são: Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Roteiro e Santa Luzia do Norte.relacionadas_esquerda

“O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, no uso da competência que lhe foi delegada pela portaria ministerial Nº 1.048, de 28 de maio de 2021, publicada no Diário Oficial da União, seção 1, de 01 de junho de 2021, resolve: Art. 1º reconhecer, sumariamente, a situação de emergência em vários municípios do estado de Alagoas/AL, em função do desastre chuvas intensas”, diz a portaria.

Pelo menos 3.572 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das fortes chuvas que atingem Alagoas desde o início da semana, segundo o boletim atualizado da Defesa Civil Estadual, liberado às 11 horas desta sexta-feira.

O município com maior número de desabrigados é São Miguel dos Campos, com 525 pessoas desabrigadas e 432 desalojadas, totalizando 957 pessoas afetadas pelas chuvas.

Na capital, a Defesa Civil Estadual registrou 89 pessoas desabrigadas e 485 desalojadas. Outros municípios bastante atingidos pelas chuvas são Rio Largo, com 297 desabrigados; Feliz Deserto, com 272 desabrigados e desalojados; e Coruripe, com 261 desabrigados.

Decreto estadual

O governador Paulo Dantas assinou, nesta quinta-feira, 26, o decreto de situação de emergência em 33 municípios alagoanos atingidos pelas fortes chuvas registradas nos últimos dois dias em Alagoas.

O decreto foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado e é válido pelo período de 180 dias. Os municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas em Alagoas são:

Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Paripueira, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato