RISCO SANITÁRIO

Sete farmácias são interditadas durante fiscalização em Maceió

Operação conjunta do CRF/AL e da Vigilância Sanitária foi realizada em seis bairros da capital
Por Com Assessoria 15/03/2023 - 18:30
Atualização: 15/03/2023 - 18:31
A- A+
Assessoria
Ao todo foram fiscalizados sete locais, nos bairros Clima Bom, Benedito Bentes, Canaã, Poço, Jacintinho e Centro
Ao todo foram fiscalizados sete locais, nos bairros Clima Bom, Benedito Bentes, Canaã, Poço, Jacintinho e Centro

Sete farmácias foram interditadas em Maceió durante uma operação conjunta do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas e a Vigilância Sanitária de Maceió entre a terça-feira, 14, e esta quarta-feira, 15. O objetivo foi coibir irregularidades sanitárias e o funcionamento de estabelecimentos sem assistência farmacêutica. Ao todo foram fiscalizados sete locais, nos bairros Clima Bom, Benedito Bentes, Canaã, Poço, Jacintinho e Centro.

O gerente de fiscalização do CRF/AL, Irajá Martins, explica que as interdições aconteceram porque os estabelecimentos apresentavam risco sanitário. “Nós identificamos a falta de assistência farmacêutica, a venda irregular de medicamentos antimicrobianos e medicamentos sujeitos a controle especial e a prestação de serviços farmacêuticos, como aplicação de injetáveis e outros serviços realizados por leigos, ou seja, por não farmacêuticos”, disse.

Irajá lembra que a lei 13.021/2014 determina que as farmácias de qualquer natureza devem ter durante todo o horário de funcionamento um farmacêutico habilitado na forma da lei. “Os estabelecimentos inspecionados eram reincidentes quanto ao descumprimento da 13.021 e, como alguns deles também não apresentaram a documentação legal (alvarás e certidões) para funcionamento e prestação de serviços farmacêuticos, a vigilância interditou de forma cautelar”.

Os estabelecimentos têm o prazo de 90 dias para se adequarem à legislação sanitária e solicitarem a desinterdição. As farmácias que foram autuadas responderão a processos administrativos. 

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato