EDUCAÇÃO
Entenda o que são os kits de robótica que desencadearam operação em Alagoas
Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra aliados de Arthur LiraOs kits de robótica que desencadearam a operação da Polícia Federal em Alagoas contra aliados do deputado Arthur Lira (PP) na manhã de ontem, 1º, são conjuntos de peças e instruções utilizados para montar robôs, geralmente com movimentação autônoma. relacionadas_esquerda
Os kits, que segundo a Polícia Federal, foram comprados com superfaturamento de pelo menos 420% com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação são utilizados tanto para a construção de brinquedos como para o desenvolvimento de projetos de robótica educacional.
Existem diversas empresas que fornecem kits para a construção de robôs, mas também é possível criar esses kits utilizando componentes eletrônicos encontrados em sucatas.
Eles são compostos principalmente por partes mecânicas, motores, circuitos elétricos e eletrônicos, sensores e uma placa de controle que permite o uso do robô por meio de um computador, especialmente quando se trata de um robô autônomo.
No caso específico da operação da Polícia Federal em Alagoas, pelo menos sete municípios alagoanos compraram esses kits da empresa Megalic, pertencente a Roberta Lins Costa Melo e Edmundo Catunda, este último sendo pai do vereador João Catunda, aliado político de Arthur Lira.
A fraude nos processos de compra foi identificada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) durante o governo de Jair Bolsonaro. As investigações apontam que os crimes ocorreram entre 2019 e 2022.
Publicidade