CHUVAS

Ministério reconhece situação de emergência em mais três municípios de Alagoas

Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte podem solicitar recursos para atender à população
Por Brasil 61 19/07/2023 - 16:12
Atualização: 19/07/2023 - 16:17
A- A+
Prefeitura de Flexeiras/Arquivo
Ruas invadidas pelas águas das chuvas em Alagoas
Ruas invadidas pelas águas das chuvas em Alagoas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (19), a situação de emergência em seis cidades do País afetadas pela estiagem. Estão na lista municípios dos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Em Alagoas, as cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas. Já os municípios de Choró e Quixadá, no Ceará, e Calumbi, em Pernambuco, enfrentam um período de estiagem.

No momento, o número de cidades com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.193. Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato