POLÍTICA
Maceió divulga eleitos para os Conselhos Tutelares; veja a lista
Candidato pode entrar com recurso contra o resultado da eleição até o próximo dia 10
Maceió divulgou na tarde desta quarta-feira,4, a listas dos candidatos eleitos para os conselhos tutelares. A eleição foi realizada no último domingo, dia primeiro de outubro. Alguns municípios chegaram a divulgar os nomes dos eleitos no Diário Oficial. A escolha dos colheiros ocorre a cada quatro anos através do voto popular. Foram definidos os 50 novos conselheiros que vão atuar no quadriênio 2024/2027 em 10 regiões administrativas da capital alagoana.
O Conselho Tutelar tem por missão institucional representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.
O cargo comporta salário diferenciado. Atualmente, não existe um piso salarial federal para a profissão, mas tramita na Câmara dos Deputados, desde 2016, um projeto de lei que quer instituir um valor mínimo para jornada de 40 horas semanais.
Em Maceió, 132 candidatos disputavam as vagas para as 10 regiões administrativas de Maceió. A votação aconteceu em 45 escolas públicas. Os candidatos poderão interpor recurso do resultado preliminar da eleição junto a comissão especial eleitoral, de 4 a 10 de outubro de 2023.
A posse dos novos conselheiros será em janeiro de 2024.
Confira abaixo a relação dos 50 eleitos para o Conselho Tutelar de Maceió:
