MEIO AMBIENTE

Laudo aponta fertilizantes como causa das mortes de peixes no Rio Santo Antônio

Três laboratórios estão conduzindo análises detalhadas sobre a extensão do dano ambiental
Por Redação 31/10/2023 - 09:51
A- A+
Cortesia
Peixes apareceram mortos durante a manhã desta terça-feira
Peixes apareceram mortos durante a manhã desta terça-feira

Um laudo preliminar divulgado recentemente revelou a presença de compostos químicos altamente tóxicos nas águas do Rio Santo Antônio, provocando a morte de centenas de peixes na última terça-feira, 24.

Entre os compostos identificados estão endossulfan, endrin, decanal e fluoroacetamida, todos classificados como fertilizantes extremamente nocivos. Essas substâncias afetam mortalmente os animais, causando intoxicação e comprometendo o sistema respiratório. Acredita-se que esses compostos estejam relacionados a produtos aplicados nos solos próximos às margens do rio.relacionadas_esquerda

Três laboratórios estão conduzindo análises detalhadas sobre a extensão do dano ambiental. O laudo completo, contendo informações cruciais sobre os elementos encontrados, será encaminhado ao Ministério Público Federal e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tão logo seja finalizado. A expectativa é de que o documento esteja pronto até esta sexta-feira, 3.

A investigação iniciou quando o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) foi alertado por pescadores, que encontraram centenas de peixes mortos à deriva nas águas do rio. Além disso, uma espuma de cor branca, claramente indicando a presença de substâncias químicas, também foi observada, levando os pescadores a suspeitar de uma interferência externa.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato