BAIRROS AFUNDANDO
Mutange: mina sete tinha o tamanho equivalente ao Empire States Building
Revelação foi feita durante depoimento na CPI que apura responsabilidades da empresaThales Sampaio, geólogo e servidor aposentado da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) revelou durante depoimento à CPI da Braskem que o tamanho estimado da mina sete, localizada às margens da Lagoa Mundaú, é comparável ao Empire State Building, nos Estados Unidos, que possui 385 metros de altura.
“A mina sete hoje tem 375 metros de altura, mais ou menos 130 metros de largura e coloquei na apresentação para terem uma ideia”
Ainda segundo o especialista, o vazio não significa que irá acontecer, mas que pode acontecer algo semelhante ao que ocorreu em Matarandiba, na Bahia, chamado sinkhole.
Conforme o Serviço Geólogo do Brasil, o sinkhoje possui 40 metros de profundidade e abriu com 70 metros de diâmetro e 40 de largura e está atualmente com 100 de diâmetro e 60 de largura.
Conforme dados do cronograma de encerramento das minas fornecidos pela Braskem, ainda em dezembro de 2023, a mina 7 é uma das que já tiveram o preenchimento com areia concluído.
CPI da Braskem
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga danos ambientais e urbanos em Maceió causados por empreendimentos da mineradora Braskem ouve, nesta quarta-feira, 6, além de Thales Sampaio, Mauro Henrique Moreira Sousa, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Tremores em Maceió
O primeiro tremor na cidade foi registrado em 2018. Desde então, moradores das áreas de maior risco foram recomendados a deixar suas casas nos bairros do Pinheiro, Farol, Bebedouro, Bom Parto e Mutange.
Em julho de 2023, a Braskem fechou acordo com o município de Maceió no valor de R$ 1,7 bilhão em indenização pelos danos e realocação da população. O acordo, entretanto, foi assinado antes do registro dos novos abalos na cidade.