'ANTIDEMOCRÁTICO'
Arthur Lira explica por que não interferiu nas indicações às comissões
Presidente da Câmara falou sobre o tema pela primeira vezO presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reforçou, nesta sexta-feira, 8, sua posição de não interferir nas indicações das comissões parlamentares. O parlamentar afirmou que tal atitude seria antidemocrática e que as escolhas para as comissões foram feitas pelos próprios partidos políticos.
"Nenhum presidente da Câmara tem direito ou atribuição de interferir na escolha dos líderes para as comissões. Eu não posso, assim como o Pacheco [presidente do Senado] não pode. Assim como não puderem [Michel] Temer ou Aécio [Neves] e outros presidentes da Câmara", explicou, o parlamentar em entrevista à jornalista Daniela Lima.
Segundo o deputado, as indicações para as comissões são de responsabilidade dos partidos, e que anualmente cada partido tem o direito de indicar o presidente de uma comissão, seguindo um acordo estabelecido entre as siglas no ano anterior. Lira destacou que não faz distinção entre os parlamentares e garantiu que o tema está sendo supervalorizado sem necessidade.
Por fim, Lira relatou que os presidentes das comissões não vão atrapalhar o andamento dos projetos. “Não há celeuma. Nem eu sou dono do plenário, nem presidente de comissão é dono da pauta de comissão. Toda comissão temática é importante. Mas elas não sequestram o Parlamento. Assim como o Parlamento não sequestra o governo", concluiu.
Publicidade
Continua após a publicidade