MEIO AMBIENTE

Peixe-boi que vive entre Alagoas e Sergipe é atacado no rio São Francisco

Espécie ameaçada e alvo de várias medidas de conservação para evitar a sua extinção
Por Redação 26/03/2024 - 10:33

ACESSIBILIDADE

Cortesia/Instituto Biota
"Tinga" possivelmente foi atacado com um facão
"Tinga" possivelmente foi atacado com um facão

Um peixe-boi conhecido como "Tinga" foi encontrado com cortes profundos em seu dorso e nadadeira há algumas semanas, sugerindo ter sido agredido por um objeto cortante, possivelmente um facão. Apesar da intervenção veterinária da equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos, o animal foi visto novamente ontem, 25, com um novo ferimento grave no rosto, supostamente proveniente de agressão.

O Instituto Biota de Conservação divulgou um vídeo mostrando o animal ferido no Povoado Saramem, em Brejo Grande (SE), na área de influência da foz do rio São Francisco.

Ele estava na foz do rio, entre Peba e Sergipe. Todos os órgãos foram informados - Bruno Stefanis, biólogo e diretor do instituto

O peixe-boi Tinga é uma espécie ameaçada e alvo de várias medidas de conservação para evitar a sua extinção. O animal, que vive na região da foz do São Francisco, é monitorado por meio de um transmissor instalado em 2021. Tinga tem cerca de três metros de comprimento e pesa mais de 400 kg.

Caso aviste qualquer animal marinho encalhado, vivo ou morto, nas praias de Alagoas, entre em contato com o Biota pelos telefones/WhatsApp (82) 99115-2944, (82) 98815-044 ou (82) 99115-5516.


Encontrou algum erro? Entre em contato