PEDIDO

MP recomenda que Maceió oferte estrutura adequada a Conselhos Tutelares

Caso a Recomendação não seja acatada, uma ação civil pública será ajuizada
Por Assessoria 04/04/2024 - 15:41

ACESSIBILIDADE

MPAL
Ministério Público de Alagoas
Ministério Público de Alagoas

O Município de Maceió tem 30 dias, a partir desta quinta-feira (4), para apresentar ao Ministério Público de Alagoas (MPAL), plano de ação com medidas que assegurem estrutura adequada para o bom funcionamento dos Conselhos Tutelares. A Recomendação, definindo os compromissos que vão da capacitação e estrutura adequada à previsão de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA), foi expedida pelo promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Gustavo Arns.

A Recomendação Administrativa de nº 09.202.00000047-8 orienta ao Município de Maceió a promover, com o Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), pelo menos uma capacitação anual para os conselheiros tutelares, além de manter os 10 Conselhos em espaço adequado, devendo cada um conter salas específicas para recepção ao público, atendimento dos casos, serviços administrativos bem como sala reservada para os conselheiros tutelares que sejam suficientes para as demandas.

“É preciso entendermos que os conselheiros tutelares têm papel de grande importância para a população, que trabalham com situações delicadas, atendendo a um público que precisa de um acolhimento digno, da mesma forma que para ofertarem uma assistência de qualidade é necessário que desenvolvam suas atividades em um lugar salutar. É imprescindível que as sedes tenham estrutura capaz de fazer atendimentos simultâneos para evitar constrangimentos, resguardando a intimidade tanto de crianças e adolescentes quanto dos seus familiares”, esclarece o promotor Gustavo Arns.

Na lista do que foi recomendado também está a aquisição de mobiliário suficiente e permanente, entre eles bebedouros ou filtros de água, ar-condicionado ou ventiladores, telefone fixo e móvel, sendo um para cada conselheiro, chip de telefonia, internet banda larga de qualidade, computadores, impressora, scanner e outros equipamentos indispensáveis ao bom desempenho das atividades. Além disso, é evidenciada a necessidade de cadeiras para transporte de crianças nos veículos utilizados pelos conselheiros.

Para um atendimento coeso ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Ministério Público recomenda que sejam cedidos um assistente social e um psicólogo para atendimento às necessidades enxergadas pelos Conselhos Tutelares, cuja prestação de serviço tenha com carga horária de 20 horas. Também que seja disponibilizada uma equipe de apoio formada por, pelo menos, um motorista, um assistente administrativo, um assistente de serviços gerais, dois motoristas e um profissional para agilizar a entrega de documentos ou correspondências.


Encontrou algum erro? Entre em contato