POLÍTICA

Suplente de vereador de Piranhas, AL, é preso suspeito de pistolagem em MG

Homem usou documento falso para se candidatar nas eleições de 2020
Por Redação 04/04/2024 - 21:22

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Suspeito de cometer pistolagem foi preso em operação do Gaeco
Suspeito de cometer pistolagem foi preso em operação do Gaeco

Um homem suspeito de cometer crimes de pistolagem em Minas Gerais foi preso nessa quarta-feira, 3, em Piranhas, Sertão de Alagoas. O homem estava foragido há 20 anos e, durante esse tempo, usou o nome falso de José Inácio Monteiro Murta para despistar as autoridades policiais. Com documento falso, ele foi eleito suplente de vereador por Piranhas nas eleições de 2020.

O homem foi condenado a 30 anos de reclusão por um assassinato em Monte Azul em 2004 e é investigado por outros 10 homicídios. Ele era considerado um "temido pistoleiro" no estado, segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Minas Gerais. 

Também já havia sido condenado a 14 anos de reclusão por roubo qualificado em Nanuque, e possui ainda uma condenação pela Justiça Militar, segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). "[O homem] possui extensa ficha criminal, com registros de homicídios tentados e consumados, roubos qualificados, lesões corporais, ameaça e rapto, entre outros delitos", afirma o órgão.


A prisão aconteceu durante a Operação Beholders, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco de Montes Claros, pela Polícia Militar de Minas Gerais e pelo Gaeco de Alagoas, em apoio à Promotoria de Justiça de Monte Azul, município do Norte de Minas.

O MPMG informou que solicitará o recambiamento do preso para que responda pelos delitos objeto de ação penal perante a Justiça mineira, bem como oficiará os órgãos de persecução penal alagoanos para apuração da utilização de documentos falsos promovida pelo foragido.

A operação Beholders, atualmente em sua sexta fase, foi instituída pelo Gaeco de Montes Claros com o objetivo de localizar e prender foragidos da Justiça mineira escondidos em Minas Gerais ou em outros estados.

Publicidade

Continua após a publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato