economia

Alagoas tem cerca de 183 mil empresas, informa índice financeiro

Público PJ movimenta mercado financeiro e aquece a economia
Por Redação com assessoria 10/04/2024 - 09:47

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Crescimento foi especialmente alto durante a pandemia
Crescimento foi especialmente alto durante a pandemia

Dados do Índice Financeiro de Empréstimo (IFE) revelam que a região Nordeste concentra, proporcionalmente, a maior parte dos pedidos de empréstimo para abertura de negócio próprio do Brasil, com uma média de 22,5% de solicitações para esse propósito. Esse movimento se traduz em uma quantidade cada vez maior de empresas registradas na região. Em Alagoas, são 182,9 mil empresas ativas, de acordo com dados do Mapa de Empresas do Brasil divulgados neste ano.

O crescimento foi especialmente alto durante a pandemia, mas vem apresentando uma tendência de sustentabilidade continuada, com expectativa de aumento no número de pessoas jurídicas na região nos próximos anos. Em Alagoas, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, registrou um crescimento de 21,3% em sua base de associados Pessoa Jurídica (PJ) no período de um ano (2022/2023).

“Esse movimento de expansão de pessoas jurídicas na região é percebido pelo mercado financeiro, que passa a desenvolver cada vez mais serviços pensados especificamente para esse público”, explica José Almeida, Consultor de Negócios PJ da Central Sicredi Nordeste. “Um de nossos principais objetivos consiste em expandir a atuação no segmento. Na região Nordeste, trabalhamos fortemente num modelo de cooperativismo mais ‘urbano’, e o público PJ ocupa uma fatia de imensa relevância neste mercado”, acrescenta.

De acordo com José Almeida, a expectativa da cooperativa é expandir em 20% a base de associados PJ em 2024. Com o crescimento continuado de empresas no Nordeste - especialmente de micro e pequenos empreendedores (MPEs) -, torna-se mais diverso o leque de serviços oferecidos a esse público. Cerca de 72% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras utilizam caderno, extrato bancário ou não tem controle financeiro. Por isso, o Sicredi desenvolveu o Organizador PJ, que traz simplicidade e praticidade para as operações financeiras das empresas.

A solução exerce funções semelhantes a um departamento financeiro apoiando empresas na gestão do fluxo de caixa, controle do dinheiro, previsibilidade de entrada e saída de recursos e emitir boletos, notas fiscais e extratos unificados, entre outras funções.


Encontrou algum erro? Entre em contato