SENADO

CPI da Braskem cancela vinda a Maceió para visita aos bairros destruídos

Comissão alegou questões logísticas para adiar visitação aos bairros afetados pela ação da Braskem
Por Tamara Albuquerque com Agência Senado 16/04/2024 - 15:21

ACESSIBILIDADE

Geraldo Magela/Agência Senado
CPI da Braskem realiza reunião para ouvir depoimentos de testemunhas convocadas
CPI da Braskem realiza reunião para ouvir depoimentos de testemunhas convocadas

Os senadores integrantes da CPI da Braskem desistiram de visitar Maceió nesta quarta-feira, 17. A equipe faria uma visita aos bairros destruídos, afetados pelo desastre socioeconômico da mineração da Braskem. A visita dos senadores foi aprovada em requerimento apresentado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos). Desembarcariam em Maceió o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o relator da comissão, senador Rogério Carvalho (PT-SE) e outros políticos locais.

O cancelamento da visita que ocorreria nesta quarta-feira, 17, não foi anunciada com detalhes, mas o colegiado alegou ‘questões logísticas’ para o cancelamento da agenda. Os parlamentares afirmaram que uma nova data para a visita será em breve comunicada: “Informamos que a visita do colegiado da CPI da Braskem a Maceió, prevista para esta quarta-feira, dia 17, foi cancelada. Informaremos uma nova data oportunamente”.

A CPI da Braskem no Senado vai completar dois meses de trabalhos. Segundo a Agência Senado, a comissão aprovou a convocação de novos depoentes e a realização de uma acareação entre o ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil Thales Sampaio e o presidente da Braskem, Roberto Bischoff. Segundo o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o encontro será realizado depois da oitiva de Bischoff, que ainda não foi marcada.

Em depoimento no dia 6 de março, Thales Sampaio, que foi servidor da antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais — agora chamada de Serviço Geológico do Brasil — responsabilizou a Braskem por não realizar os monitoramentos necessários nas minas de extração de sal-gema para garantir a segurança do solo de Maceió. Também foram aprovadas as oitivas de: Roberta Lima Barbosa Bonfim, procuradora da República em Alagoas; Diego Bruno Martins Alves, defensor público da União em Alagoas; tenente-coronel Moisés Pereira de Melo, coordenador estadual de Defesa Civil de Alagoas; e Paulo Roberto Cabral de Melo, engenheiro e ex-gerente geral da Planta de Mineração da Salgema Mineração Ltda (antigo nome da Braskem).

Sugeridas pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), foram aprovadas ainda a convocação de moradores de bairros afetados em Maceió: Geraldo Vasconcelos, coordenador do Movimento SOS Pinheiro, e José Fernando Lima Silva, presidente da Associação dos Moradores do Bom Parto.

A CPI também aprovou pedidos de informação para a Braskem e diversos órgãos, como ANM; Instituto do Meio Ambiente (IMA); Serviço Geológico do Brasil, Ministério de Minas e Energia; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas; Conselho Federal de Engenharia e Agronomia; Procuradoria da República em Alagoas; e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outro requerimento aprovado foi apresentado extrapauta pelo relator. Ele pede os nomes de todos os técnicos envolvidos nas autorizações ambientais concedidas pelo IMA à Braskem.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato