DITUAÇÃO DEDESCRÉDITO

CPI da Braskem: suspensão da visita a Maceió gera descrédito em colegiado

Senadores visitariam minas e coletariam informações e documentos com órgãos fiscalizadores
Por Tamara Albuquerque 17/04/2024 - 12:54

ACESSIBILIDADE

Agência Senado
Bairro destruído em Maceió em decorrência da mineração da Braskem
Bairro destruído em Maceió em decorrência da mineração da Braskem

Vítimas da mineração da Braskem em Maceió ficaram decepcionadas com o cancelamento da visita dos integrantes da CPI da Braskem a Maceió. Os senadores haviam divulgado que desembarcariam na capital nesta quarta-feira, 17, para cumprir agenda de visitação in loco dos bairros afetados e destruídos pelo afundamento do solo gerado pelas minas da petroquímica. Muitos ex-moradores ainda duvidam que a Comissão consiga cumprir o objetivo anunciado, de responsabilização da Braskem pelo desastre - o maior já registrado no país em perímetro urbano - e o consequente pagamento justo de indenizações a quem foi obrigado a abandonar os imóveis.

Sem justificativa mais detalhada, os senadores informaram que a visita foi suspensa por "questões logísticas". Eram esperados em Maceió o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o relator da comissão, senador Rogério Carvalho (PT-SE) e outros políticos locais. A visita dos senadores foi aprovada em requerimento apresentado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos).

As diligências que deveriam  ser realizadas nesta quarta-feira consistiriam em vistorias às minas e reuniões com órgãos de fiscalização e autoridades locais visando à coleta de informações e documentos
necessários para subsidiar os trabalhos da CPI, suas reuniões e oitivas.

A CPI da Braskem no Senado vai completar dois meses de trabalhos. Segundo a Agência Senado, a comissão aprovou a convocação de novos depoentes e a realização de uma acareação entre o ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil Thales Sampaio e o presidente da Braskem, Roberto Bischoff, para depois da oitiva dele no colegiado.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato