ENCONTRO
Lula vai atrás de Lira e Pacheco para evitar derrotas no Congresso
Uma das preocupações do governo é o avanço de pautas-bombaApós se reunir com autoridades do governo na última semana, o presidente Lula (PT) agora busca agendar um encontro com os líderes Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Arthur Lira (PP-AL), da Câmara. O intuito é evitar possíveis derrotas na votação de propostas consideradas polêmicas pelo Congresso Nacional. As informações são do site O Antagonista.
Durante a reunião com membros do governo, Lula foi informado por seus aliados que o veto ao projeto de lei das saidinhas deve ser revogado pelo Congresso. Por outro lado, um acordo foi feito para manter parte do veto aos R$ 5,6 bilhões das emendas parlamentares. A sessão conjunta entre deputados e senadores está agendada para esta quarta-feira, 24.
Contudo, o presidente foi alertado de que ele e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, precisam se engajar na articulação para evitar a aprovação das chamadas propostas polêmicas que avançaram na semana passada. A ideia é de que os encontros de Lula com Lira e Pacheco ocorram nos próximos dias.
Na Câmara, os deputados aprovaram na quarta-feira, 17, um projeto que limita a cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – que incide sobre atividades licenciadas pela União.