SITUAÇÃO CONSTANTE

Falta de energia suspende abastecimento em oito cidades do Agreste

Motobombas deixaram de funcionar, interrompendo o envio de água para estação de tratamento
Por Tamara Albuquerque 22/04/2024 - 16:54

ACESSIBILIDADE

Divulgação/Cesan/Agência Brasil
Falta de água se tornou rotina em Alagoas por causa da falta de energia
Falta de água se tornou rotina em Alagoas por causa da falta de energia

A captação do Sistema Coletivo do Agreste, situada no Rio São Francisco, em São Brás, sofreu paralisação nesta segunda-feira, 22, pela falta de energia que paralisou o funcionamento das motobombas, interrompendo o envio de água para a Estação de Tratamento (ETA). Com isso, oito municípios do Agreste tiveram o abastecimento de água prejudicado na tarde desta segunda-feira (22). A informação é da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Agreste Saneamento, que operam o sistema.

A situação afeta o abastecimento das seguintes cidades: São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia e bairros da parte baixa de Arapiraca. As comunidades da zona rural de todos esses municípios também são prejudicadas.

A Casal acionou a distribuidora de energia Equatorial, responsável pela rede elétrica, que informou ter enviado técnicos para resolver o problema. Tão logo o serviço seja restabelecido, a captação e o tratamento de água serão retomados. Porém, a normalização do abastecimento não ocorrerá de forma imediata, e sim gradativamente, tendo em vista a quantidade de municípios afetados e a extensão territorial de todos eles, segundo explica a Casal.

A Equatorial enviou nota de esclarecimento, mas que não informa qual a causa da falta de energia e nem fornece previsão para conserto da rede elétrica. Leia abaixo o "recado" da Equatorial para os consumidores afetados.

Nota de esclarecimento:

Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada na captação de água em São Braz, a Equatorial Alagoas informa que uma equipe técnica já foi acionada para atender o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato