LIRA X JHC
Retirada da “taxa das blusinhas” expõe divisão política em Maceió
Arthur Lira buscava assegurar a indicação do vice na chapa de JHCA decisão tomada na terça-feira, 4, pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) de retirar do texto em votação no Senado a polêmica “taxa das blusinhas” refletiu uma divisão no grupo que apoia a reeleição do prefeito de Maceió, JHC (PL).
O presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP) buscava assegurar a indicação do vice na chapa de JHC, mas foi informado que o escolhido será Rodrigo Cunha. Assim, a retirada da taxa foi vista como um ataque direto a Lira, que defendeu a medida na Câmara.
Ao retirar a taxação de 20% das compras de até US$ 50 da pauta, Cunha ainda joga no colo de Lira o peso de ter defendido um aumento de impostos que bate no bolso de parte expressiva da população, em especial jovens que se utilizam dos sites chineses.
Arthur Lira mantém controle sobre secretarias-chave na prefeitura de Maceió, dominando 70% do orçamento. Sua intenção era garantir que JHC permanecesse como prefeito, evitando uma candidatura ao Senado em 2026. A escolha de Cunha como vice frustrou esses planos.
O objetivo de Lira é disputar uma vaga no Senado e, para isso, ele busca eliminar possíveis concorrentes dentro de seu campo político, como o próprio prefeito de Maceió.
No entanto, JHC escolheu Rodrigo Cunha como seu vice, o que além de garantir um aliado de confiança, abre caminho para sua mãe, Dra. Eudócia Caldas, assumir uma cadeira no Senado como primeira suplente de Cunha.