PERIGO POTENCIAL
ANP aponta risco de explosão em polo petrolífero de Alagoas; veja os locais
Agência destacou falhas no Plano Operacional de Resposta, inadequado para o layout das plantasA Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou as operações em duas estações de produção de petróleo e gás natural em São Miguel dos Campos. A medida ocorreu após a constatação de risco elevado de vazamentos, incêndios e explosões, semelhante à tragédia de 2008. As informações são do Estadão.
A interdição, que não compromete o abastecimento em Alagoas, envolve as estações do Pilar e Furado. A fiscalização ocorreu entre os dias 10 e 14 de junho, identificando desvios críticos de segurança que representam risco grave para a vida humana e o meio ambiente.
A ANP destacou falhas no Plano Operacional de Resposta, inadequado para o layout das plantas. A falta de resfriamento adequado dos tanques em caso de incêndio e a ausência de alarmes sonoros de emergência foram pontos críticos apontados no relatório.
Em 2008, uma explosão em uma tubulação na estação de tratamento de óleo de Furado resultou na morte de quatro operários. A Origem Energia, atual gestora das unidades, foi notificada e recebeu um prazo para corrigir as falhas.
A Origem Energia afirmou que foi a primeira a passar por essa fiscalização com base em uma Nota Técnica emitida em novembro de 2023. A empresa assegurou que está trabalhando para cumprir todas as exigências e regularizar as operações no Polo Alagoas.