ESTATÍSTICAS

PM apreende mais de 500kg de drogas durante o primeiro semestre de 2024

Nº de ocorrências de apreensão de entorpecentes teve alta de 21% em relação ao mesmo período de 2023
Por Assessoria 07/09/2024 - 12:36

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Segundo tipo de droga mais presente nas ocorrências foi a cocaína
Segundo tipo de droga mais presente nas ocorrências foi a cocaína

Dados divulgados pelo setor de estatística e análise criminal da Instituição, mostram que, de janeiro a junho de 2024, foram recolhidas mais de meia tonelada de drogas durante ocorrências atendidas pela PM-AL. Foram 592,74 quilos de entorpecentes.

Os dados mostram que a maconha foi o tipo de ilícito apreendido mais comum durante o primeiro semestre de 2024. Foram cerca de 374 quilos da droga retirados de circulação. O número representa cerca de 63% do total de entorpecentes apreendidos entre os meses de janeiro e junho deste ano. O segundo tipo de droga mais presente nas ocorrências foi a cocaína. São mais de 197 quilos apreendidos, se somadas as ações que resultaram na apreensão de pasta base da droga.

A quantidade de cocaína retirada de circulação em Alagoas em 2024 é 110% maior do que no mesmo período do ano passado. Já as drogas sintéticas foram o tipo de ilícito com o maior aumento percentual nas quantidades apreendidas, com 238% de aumento, passando de 255 para 864 gramas.

A participação da população como aliada no combate ao tráfico de drogas foi constatada na quantidade no aumento de registros de ocorrências que envolveram apreensões de entorpecentes. A Polícia Militar registrou uma média de 203 ocorrências de tráfico de drogas durante o primeiro semestre de 2024. O mês com mais registros foi abril, com 226 ocorrências. No total, as equipes policiais tiveram 1220 ações com apreensões de arma de fogo. Um aumento de 21,5% em relação ao ano passado.

Os finais de semana foram o período com maior concentração na quantidade de drogas apreendidas. São cerca de 306 quilos de drogas retirados de circulação entre as sextas-feiras e domingos. Os números representam mais de 51% do total de ilícitos apreendidos ao longo dos dias da semana. Os fins de semana também tiveram a maior quantidade de registros de ocorrências envolvendo apreensões de entorpecentes. Foram 554 ações, representando mais de 45% do total de chamados atendidos.

O período noturno segue concentrando a maior quantidade de drogas apreendidas. Do total registrado, 45% ocorreram durante a noite, com mais de 268 quilos de entorpecentes retirados das mãos da criminalidade. Em janeiro, a PM-AL registrou o maior número de entorpecentes recolhidos. O mesmo mês também apresentou o maior aumento percentual em relação a 2023, com 77% e mais de 232 quilos apreendidos.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato