eleitorado
Quaest: 43% dos eleitores afirmam ser de direita em Maceió; 13% de esquerda
Pesquisa identificou que 55% dos eleitores da capital se dizem tradicional/conservadorPesquisa divulgada pela Quaest nesta sexta-feira, 20, aponta que 43% dos eleitores de Maceió se identificam como de direita, enquanto 13% se declaram de esquerda e 27% se posicionam no centro. A pesquisa também mostra que 55% dos entrevistados se consideram tradicionais ou conservadores, 22% modernos ou progressistas, e 9% moderados.
Na análise de intenções de voto para a prefeitura, o atual prefeito JHC (PL) se destaca com 74% de preferência entre os eleitores. O candidato Rafael Brito (MDB) registrou uma subida para 10%, enquanto Lobão (Solidariedade), Lenilda Luna (UP) e Nina Tenório (PCO) estão empatados tecnicamente, com 3%, 1% e 0%, respectivamente.
A rejeição dos candidatos também foi avaliada: Lobão apresenta a maior taxa, com 56%, seguido por Rafael Brito (31%) e Lenilda Luna (26%). JHC e Nina Tenório aparecem com 16% e 13% de rejeição, respectivamente.
Com uma margem de erro de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada entre 17 e 19 de setembro com 900 eleitores de 16 anos ou mais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AL-00784/2024.
Análise do voto
A pesquisa detalhou a intenção de voto dos eleitores segundo suas identificações políticas. Entre os que se consideram de direita, 79% afirmaram que votariam em JHC, enquanto 7% escolheriam Rafael Brito e 3% Lobão. Entre os eleitores de esquerda, 64% optariam por JHC, e 22% por Rafael Brito. No centro, JHC também lidera, com 75%, seguido por 9% para Rafael Brito.