LEVANTAMENTO
Em Alagoas, quase 3 mil empresas foram criadas em setembro deste ano
Total nacional foi de 371.674 novos negóciosEm setembro, o Nordeste do país registrou 57.081 novos empreendimentos, segundo os dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O destaque regional ficou com a Bahia, que teve a maioria das aberturas (15.993).
No cenário nacional, em setembro, o país registrou 371.674 novos negócios. Essa quantidade representa um aumento de 21,28% em relação ao mesmo período de 2023.
A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, destaca que o ambiente de negócios dinâmico e as políticas governamentais de incentivo ao empreendedorismo têm fomentado a criação de novas empresas no Brasil. “A rápida digitalização também facilita o início das atividades empresariais, exigindo menos capital inicial e reduzindo as barreiras de entrada”, comenta.
O setor de “Serviços” foi o responsável pela maior parte das novas empresas criadas em setembro (73,4%). Já o segmento menos procurado para empreender foi o “Demais” (1,1%). Do total de empresas abertas em setembro, mais de 265 mil foram “Microempreendedores Individuais” (MEIs).